fbpx

Surpreenda-se com o estudo de um filósofo & matemático conhecido como Pitágoras

Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 496 a.C. ou 497 a.C.
Por Roberta do Amorim Hassib 06 out 2017 - 3 min de leitura

Ouvimos muito falar em nossa vida acadêmica em um famoso Matemático, conhecido como Pitágoras. Então vamos abordar um pouco mais sobre a história deste matemático, assim como o seu legado.

Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 496 a.C. ou 497 a.C.

fonte: http://worldhistoryeducatorsblog.blogspot.com.br

Quem foi Pitágoras?

Fonte: https://pt.wikipedia.org

Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 496 a.C. ou 497 a.C.

A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional.

Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica.

Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.

A escola de Pitágoras

Segundo o pitagorismo, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número. Os pitagóricos não distinguem forma, lei, e substância, considerando o número o elo entre estes elementos. Para esta escola existiam quatro elementos: terra, água, ar e fogo.

Assim, Pitágoras e os pitagóricos investigaram as relações matemáticas e descobriram vários fundamentos da física e da matemática.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/

O pentagrama era o símbolo da Escola Pitagórica. ‎

O símbolo utilizado pela escola era o pentagrama, que, como descobriu Pitágoras, possui algumas propriedades interessantes. Um pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono regular; pelas intersecções dos segmentos desta diagonal, é obtido um novo pentágono regular, que é proporcional ao original exatamente pela razão áurea.

A escola Pitagórica foi a “primeira Universidade do mundo”.

Não há um Teorema “de Pitágoras”

 

fonte: https://www.timetoast.com

O enunciado mais famoso associado ao nome de Pitágoras é o teorema que estabelece uma relação entre as medidas dos lados de um triângulo retângulo:

 “O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.”

Hoje se sabe que essa relação era conhecida por diversos povos mais antigos do que os gregos e pode ter sido um saber comum na época de Pitágoras.

No entanto, não é nosso objetivo mostrar que os pitagóricos não foram os primeiros na história a estabelecer tal relação. O objetivo é investigar de que modo esse resultado podia intervir na matemática praticada pelos pitagóricos, com as características anteriormente descritas.

A demonstração desse teorema, encontrada nos Elementos de Euclides, faz uso de resultados que eram desconhecidos na época da escola pitagórica. Não se conhece nenhuma prova do teorema geométrico que tenha sido fornecida por um pitagórico e parece pouco provável que ela exista.

Chegamos à estranha conclusão de que o famoso teorema “de Pitágoras” era, para a escola pitagórica, um resultado aritmético e não geométrico, cujo significado ia além do estritamente matemático.

Alguns pensamentos de Pitágoras

 1. Educai as crianças e não será preciso punir os homens.

2. Não é livre quem não obteve domínio sobre si.

3. Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.

4. O que fala semeia; o que escuta recolhe.

5. Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.

6. Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.

7. Todas as coisas são números.

8. A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.

9. A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.

10. A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se.

11. A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.

12. Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las.

E AÍ GOSTOU?

Curta e compartilhe!!!

“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade”. Einstein.

Referências
ROQUE, Tatiana – História da matemática – Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas – Zahar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Alaissa cristina ribeiro do rosario 18 mar 2018

    Que ele fez muito pela matematica e importante para o nosso dia dia 

  • Maxi Educa 19 mar 2018

    Bom dia Alaissa Agradecemos imensamente sua participação em nosso post. De fato Pitágoras contribuiu imensamente para a matemática e ainda continua contribuindo. Leia outros posts sobre Matemática e Raciocínio Lógico. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana carolina 25 abr 2018

    Gostei bastante da matéria sobre Pitágoras ajudou bastante para o trabalho que tinha que fazer. Continuem assim... ;)

  • Maxi Educa 25 abr 2018

    Bom dia Ana Carolina. Agradecemos imensamente seu comentário em nosso post. Ficamos imensamente felizes por ter contribuído com seu trabalho. Espalhe nosso post para outras pessoas para ajudá-las. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Andre semiao 01 nov 2018

    De que forma Pitágoras contribuiu para o desenvolvimento da matemática.

  • Maxi Educa 07 nov 2018

    Bom Dia André. Obrigado por participar do nosso blog. Pitágoras contribuiu com diversas áreas, ele e através se sua escola, chamada de escola pitagórica, desenvolveram diversas atividades na matemática. Pitágoras também acreditava que a existência do universo se dava através dos números, a natureza e os objetos são mutáveis, mas a verdade dos números é eterna, afirmava Pitágoras ao se referir as regras dos cálculos. Vamos ver algumas das principais contribuições de Pitágoras e de seus alunos da escola pitagórica. Números figurados Os pitagóricos estudaram e demonstraram várias propriedades dos números figurados. Entre estes o mais importante era o número triangular 10, chamado pelos pitagóricos de tetraktys. Este número era visto como um número místico uma vez que continha os quatro elementos fogo, água, ar e terra: 10=1 + 2 + 3 + 4. Números perfeitos A soma dos divisores de determinado número com exceção dele mesmo, é o próprio número. Exemplos: 1. Os divisores de 6 são: 1,2,3 e 6. Então, 1 + 2 + 3 = 6. 2. Os divisores de 28 são: 1,2,4,7,14 e 28. Então, 1 + 2 + 4 + 7 + 14 = 28. Teorema de Pitágoras Uma das formas de demonstrar o Teorema de Pitágoras. Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo retângulo. Pitágoras provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. O primeiro número irracional a ser descoberto foi a raiz quadrada do número 2, que surgiu exatamente da aplicação do teorema de Pitágoras em um triângulo de catetos valendo 1: Os gregos não conheciam o símbolo da raiz quadrada e diziam simplesmente: "o número que multiplicado por si mesmo é 2". A partir da descoberta da raiz de 2 foram descobertos muitos outros números irracionais... a²= b²+c² a=hipotenusa b=cateto c=cateto

  • Lyara 01 abr 2019

    Esse cara tornou a matemática mais interessante!

  • Maxi Educa 02 abr 2019

    Olá Lyara, Boia tarde!! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso post!! Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Benicio 19 abr 2019

    Quais acontecimentos ocorreram na epoca de Pitágoras, para uma pesquisa, Obg?

  • Maxi Educa 23 abr 2019

    Olá Benicio, Boa Tarde!! Agradecemos pelo contato, esse poderá ser um tema para um próximo blog, fique ligado em nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • João Victor 06 jun 2019

    Esse post contribuiu imensamente para o meu trabalho de escola obrigado

  • Maxi Educa 07 jun 2019

    Oii João Victor, tudo bem!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • André 11 ago 2019

    Quais os benefícios do estudo desenvolvido por Pitágoras, trouxe para humanidade? Tô precisando de tópicos para um trabalho

  • Maxi Educa 13 ago 2019

    Olá André, irei deixar um breve comentário sobre esse ser maravilhoso. Além do é claro Teorema de Pitágoras, ele fundou a escola pitagórica, essa escola contribui com diversas criações, não apenas na matemática. Uma das suas teorias diziam que os números eram utilizados para demonstrar toda e qualquer forma existente no universo, olha que maravilhoso, também acreditavam que cada vez que as relações das extensões das cordas eram números inteiros, sons harmônicos eram gerados quando essas cordas eram vibradas. Essa existência exclusiva na existência apenas de números inteiros foi quebrada por eles mesmos com a descoberta do “Incomensurável” digamos que é o que vem a ser hoje o conjunto dos números irracionais. Algumas pessoas também acreditam que os pitagóricos foram muito importantes na astronomia, pois acreditavam que a Terra, Lua, Sol e outros corpos giravam em torno de um Fogo Central, por mais que isso não fosse verdade, essa contribuição foi importante pelo fato de aceitarem que os planetas giravam ao redor de um ponto central no sistema. Muito obrigado por seu comentário Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Evelin Marques 26 maio 2020

    Eu tenho um trabalho sobre ele, eu queria saber qual foi a contribuição dele na área infantil?

  • Maxi Educa 26 maio 2020

    Olá Evelin, tudo bem? A finalidade do nosso blog é meramente informativa. No presente caso necessário se faz a consulta à um profissional especializado no assunto para lhe auxiliar. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais