fbpx

Acerte o maior número de questões em Teoria do Desenvolvimento sob o ponto de vista de Piaget

Por Paula Bidoia 25 jan 2019 - 3 min de leitura
3 min

Quando falamos em Teoria do Desenvolvimento sabemos de todos os desafios que foram enfrentados por psicólogos para se chegar a um consenso. Claro que temos vários pontos de vista e hoje abordaremos o que Jean Piaget defende.

 

Piaget ganha destaque quando inova todas as teorias já estudadas e lança então a visão interacionista da questão do desenvolvimento.

http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-jean-piaget/

 

Visão Interacionista

 

Piaget ganha destaque quando inova todas as teorias já estudadas e lança então a visão interacionista da questão do desenvolvimento. Isso acontece devido ao fato dele contrapor-se às correntes antagônicas que permeiam a Psicologia em geral: objetivismo e subjetivismo.

Pela objetivista, todo conhecimento provém da experiência, enquanto que na subjetivista, todo conhecimento vem antes mesmo da experiência.

 

Então como fica a questão interacionista?

Simples, para Piaget há um processo de equilibração progressiva do organismo com o meio em que o indivíduo está inserido. Em bom português, as experiências internas em relação com o meio externo é que são capazes de produzir o conhecimento.

 

Estágios Cognitivos Segundo Piaget

 

https://pixabay.com/pt/rua-giz-giz-colorido-asfalto-73583/

 

O processo congnitivo é separado em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. A aprendizagem diz respeito à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não, por sua vez, o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos.

 

Sensório-motor

Para nosso psicólogo em destaque, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).

Neste estágio, a partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio, é nesse período que a criança começa a discriminar ainda que de forma pouco desenvolvida o meio que o cerca.

 

Pré-operatório

Para Piaget, o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem. É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, e esta substituição é possível, conforme Piaget, graças à função simbólica. Assim este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.

 

Operatório-concreto

Um importante conceito desta fase é o desenvolvimento da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representação de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada.

Exemplos: Despeja-se o café de duas xícaras em outras duas, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de “refazer” a ação.

 

Operatório-formal

Agora a criança é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

Feitas essas análises observamos que o desenvolvimento cognitivo de Piaget passa por estágios, que acontece em quase as mesmas idades para diferentes crianças. A criança quando está em determinado estágio vive aquela fase, sem pensar no anterior ou ainda no que está por vir.

 

Encerro por aqui nosso post de hoje e espero que você tenha conseguido aprender um pouco mais sobre a Teoria do Desenvolvimento de acordo com nosso grande psicólogo Piaget que será relembrado pela eternidade.

Aproveite para curtir e deixar aqui o seu comentário.

Até a próxima.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Nicolas 07 set 2020

    obrigado !! aprendi muito sobre Piaget

  • mm
    Maxi Educa 08 set 2020

    Olá Nicolas, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais