fbpx

Terminologia Técnica Aplicada a Administração Educacional

Por Ana Maria Quiqueto 20 maio 2016 - 6 min de leitura

Em síntese geral, procuramos definir a terminologia como um conjunto de premissas, argumentos e conclusões necessário para explicar o relacionamento entre conceitos e termos especializados; como prática, é um conjunto de métodos e atividades voltado para coleta, descrição, processamento e apresentação de termos; como produto, é um conjunto de termos, ou vocabulário, de uma determinada especialidade.

No caso do uso da terminologia aplicada a administração educacional, procuramos identificar os termos mais utilizados na produção do conhecimento na área, ou seja, os termos ligados diretamente com as atribuições executadas pelo Agente de Administração Educacional. Neste contexto, tais atribuições são:

– Assistir os órgãos de administração, a direção a equipe-pedagógica, o corpo docente, os funcionários do estabelecimento de ensino e a clientela (pais e alunos).
– Proceder à matrícula escolar dos alunos.
– Controlar e guardar os livros registro de classe, livro-ponto e documentos pertinentes às rotinas da escola.
– Manter os registros atualizados dos prontuários dos alunos, professores e funcionários.
– Manter em dia, o arquivo e os registros das fichas de avaliações e fichas individuais dos alunos, por período letivo, de acordo com o Regimento Escolar.
– Fazer o controle das ocorrências diárias da escola: faltas de funcionários, professores e alunos.
– Representar o estabelecimento de ensino nas relações entre este e a comunidade escolar.
– Expedir e assinar documentos previamente solicitados: declarações, históricos escolares e outros.
– Encaminhar ao órgão competente os documentos de rotina e outros que forem solicitados.
– Executar a redação e a gestão de correspondência.
– Organizar, preparar e agendar reuniões e assembleias.
– Elaborar atas de reuniões.
– Controlar as chamadas telefônicas recebidas e realizadas.
– Articular a comunicação interna; divulgar as informações pertinentes recebidas.
– Zelar pela guarda e sigilo dos documentos escolares.
– Manter os quadros estatísticos da escola em dia.
– Manter atualizados e organizados os arquivos de legislação e da vida da escola.
– Manter afixado em edital os atos oficiais do estabelecimento de ensino.

Deste percurso realizado, entrevimos um conjunto de termos que acenaram para a construção de um arquivo terminológico de Administração da Educação, conforme apresentamos no quadro que se segue abaixo.

Vocabulário usual da área de administração da educação

Abandono – Termo utilizado para designar o aluno que deixa de frequentar as aulas, não concluiu o ano letivo e não solicitou transferência.
Arquivo – Conjunto de documentos organizados.
Arquivo dinâmico – Arquivo em que o documento permanece enquanto possui certas frequências de consultas e deve ser mantido na área de trabalho.
Arquivo estático – Arquivo para onde o documento é encaminhado quando passa a ser mantido na escola apenas por motivos legais ou históricos.
CEE – Conselho Estadual de Educação.
CLO – Coordenação de Legalização e Orientação das Unidades Escolares.
CME – Conselho Municipal de Educação.
CMT – Coordenação de Matrícula.
CNE – Conselho Nacional de Educação.
Colegiado Escolar – Órgão coletivo de deliberação, consulta e apoio as atividades da escola.
Consenso – Chegar a decisões, em grupo, que melhor reflitam o pensamento de todos os participantes.
CPA – Comissão Permanente de Avaliação
CRR – Coordenação de Reordenamento da Rede.
Decreto – É o ato governamental que dispensa aprovação superior. Não necessita de votação.
Decreto Lei – É o Decreto com força de Lei que o poder executivo expede, por absorver o poder legislativo. Isto acontece eventualmente.
Diário de Classe – É o documento onde o professor deve registrar a frequência e as notas dos alunos e os conteúdos de todas as aulas ministradas em todos os dias no decorrer do ano, sem emendas, nem rasuras.
Dossiê – Agrupamento de todos os documentos sobre determinado assunto, independente do seu tipo.
Estatuto – É a lei orgânica de uma entidade pública ou privada.
Expurgo – Eliminação de documentos que já encerraram o se prazo de arquivamento em quaisquer das fases de arquivo.
FAED – Fundo de Assistência Educacional
Inventário – É o levantamento programado dos bens patrimoniais existentes em cada unidade e posterior confronto com a carga patrimonial cadastrada.
Lei – É norma geral, obrigatória, emanada da autoridade competente e imposta coativamente à obediência de todos “, votada pelo legislativo e sancionada pelo Executivo. Resulta de projeto que pode ser apresentado pelos membros do Congresso Nacional e pelo Presidente da República, mediante sugestão que a este fazem os ministros de estado e presidentes de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República.
Parecer – São textos redigidos pelos relatores das comissões, para esclarecimentos da matéria submetida a estudo. 1. História o assunto; 2. Manifesta sua opinião; 3. Documenta sua opinião com citações de leis e praxes estabelecidas; 4. Cita argumentos dignos de ponderação. O parecer tem número e indicação do ano.
Portaria – É ato firmado por ministro de estado, secretário de estado, presidentes de serviços de repartições públicas, chefes, versando sobre nomeações, autorizações, transferências, licenças, instruções, ordens
de serviços etc. A portaria tem data e número.
Regimento – É um conjunto de normas disciplinadoras, regedoras, estabelece direitos e obrigações e rege finalidades.
Regulamento – Documento oficial que explica o modo de executar um ato baixado; é um conjunto de normas cujo fim é esclarecer um texto legal, facilitando-lhe a execução.
Resolução – É ato deliberativo de assunto restrito, emanado de órgão colegiado ou de grupos representativos: São os conselhos administrativos, deliberativos, institutos de previdência, assembleias legislativas.
SUPEC – Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar

O conhecimento da terminologia técnica possibilita o desenvolvimento rápido do fluxo de trabalho e pleno desenvolvimento da função.

Aplicações da terminologia

Fundamentalmente, a terminologia se aplica à comunicação direta, à mediação comunicativa e ao planejamento linguístico. Na área de documentação, a terminologia é essencial para representar o conteúdo dos documentos e para facilitar o acesso a esse conteúdo. Podemos citar os tesauros e as classificações como inventários terminológicos organizados de acordo com sua temática e controlados formalmente.

Dentre os termos mais usuais, quais são os mais solicitados nas provas dos concursos públicos?

Agora que você já possui uma noção geral sobre a terminologia técnica da administração educacional, informamos que o termo “Arquivo” e toda a atividade demandada por ele, constitui assunto recorrente nas provas elaboradas pelas organizadoras dos concursos públicos. Assim, vale a pena atentar-se para a principal diferença entre Arquivo Dinâmico e Arquivo Estático, conforme segue no quadro.

Os requisitos para o desempenho do bom serviço de arquivo, também aparecem constantemente nestes tipos de provas, portanto são:
– Preparação de pessoal
– Conhecimento da instituição e de sistema de arquivo
– Escolha de local adequado
– Compreensão da importância dos arquivos numa secretaria
– Utilização de fichas, guias e pastas
– Móveis e equipamentos adequados

Para finalizarmos esta matéria, anexamos uma imagem que sinaliza a síntese da Estrutura e Funcionamento da Secretaria Escolar, pois assim é possível a correspondência das atividades com a utilização dos termos em questão.

12

Então, gostou da nossa discussão sobre a terminologia técnica no ambiente da secretaria escolar? Conte-nos sua opinião, dica ou sugestão para este assunto. Ficaremos grato com sua interação!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais