fbpx

Conheça os jargões mais usados no meio empresarial, e muitas terminologias usadas nos concursos

Por Karen Siqueira 06 fev 2018 - 8 min de leitura

Benchmarking, Brainstorm, Feedback…Quantas vezes você já ouviu estas terminologias ?? Vamos saber os significados?

Na rotina de muitas pessoas há o uso destas terminologias. No mundo empresarial, é muito comum que reuniões e conversas sejam recheadas de palavras e jargões em inglês.

fonte: http://momentodoadm.blogspot.com.br

Na rotina de muitas pessoas há o uso destas terminologias. No mundo empresarial, é muito comum que reuniões e conversas sejam recheadas de palavras e jargões em inglês. O jargão é o linguajar próprio de um grupo profissional; são gírias usadas por pessoas de uma determinada área profissional.

O uso destas terminologias também aparecem nos concursos, quem nunca encontrou a palavra feedback, estudando comunicação ?? 

Pensando nisso, preparamos um checklist (lista de verificações), com as terminologias e seus significados.

Principais terminologias em inglês

fonte: http://licenciatura-eduardocunha.blogspot.com.br

Approach: Abordagem. 

Assignments: Tarefas a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.

B2E – Business-to-employee:  São as relações estabelecidas entre o funcionário e a empresa.

Background – Experiência, vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal.

Benchmarking: Método de comparação de serviços, produtos e práticas que buscam superar a concorrência e aprimorar as funções e processos de uma empresa.

Boss: chefe, gerente

Brainstorming (Brainstorm):  Procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de ideias no menor tempo possível (ideia genial). Literalmente, significa “tempestade cerebral”. É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar ideias.

Branding: É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa. “BRAND – marca”.

Briefing: Dados e informações que vão dar suporte e criar um roteiro de ação para determinado trabalho ou atividade. O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente (Resumo; apresentação concisa de algo).

Budget: Orçamento empresarial.

Business plan :Plano de negócios.

Business to business (B2B) :Comércio feito entre empresas sem a participação do consumidor final.

Business to customer (B2C) :Comércio realizado diretamente entre a empresa e o consumidor final.

Business manager: administrador de empresas

Businessman: homem de negócios

C2C: Customer to customer – venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre.

Commodity – Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.

Case: Estudo de caso, normalmente abordado em empresas.

Cash: Dinheiro vivo (em espécie).

Chairman: Presidente do conselho que dirige a organização.

Chief executive officer (CEO) :Cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de presidente, diretor geral, entre outros. Quando existem os dois, o presidente exerce um cargo mais alto.

Chief financial officer (CFO): Diretor de finanças.

Chief human resources officer (CHRO): Diretor de recursos humanos.

Chief marketing officer (CMO): Diretor de marketing.

Coach ou Coaching: Quer dizer “treinador”, aquele que atua como instrutor, que prepara o profissional, uma equipe, um grupo ou departamento, para que amplie e intensifique suas capacidades para darem um melhor retorno ao mercado.

Coachee:  É o aprendiz do coach.

Compliance – Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas.

Coworking: Modelo de trabalho que estabelece o compartilhamento de um espaço por diversas empresas.

Crowdfunding :Obtenção de recursos financeiros através de financiamentos coletivos via plataformas online.

Crowdsourcing: Recurso frequentemente usado para criação, produção e desenvolvimento de ideias, produtos ou conteúdos com a contribuição de um grupo de pessoas.

Customer relationship management (CRM) :Gestão de Relacionamento com o Cliente. Conjunto de ferramentas que visam criar e manter um bom relacionamento com o consumidor.

Database: banco de dados

Data-base marketing: Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa.

Deadline: Data limite. Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada.

Downsizing: Redução no número de funcionários da empresa. É a quando a empresa reduz seus níveis hierárquicos com o objetivo de aproximar o setor operacional com a alta direção, ou seja, É o enxugamento ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização. O objetivo é aproximar os funcionários para facilitar a comunicação e agilizar a tomada de decisões.

Dumping: Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado.

E-learning: Ensino à distância por meio da mídia eletrônica, principalmente a internet.

EBITDA (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization):  ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período permitindo portanto análise da performance financeira de tal empresa.

Empowerment:  Significa dar aos funcionários poder, liberdade e informações que permitem a tomada de decisões. É o ato de dar poder ao grupo ou a equipe.

Endomarketing: (Marketing interno, Marketing pessoal) – Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o funcionário. Técnicas de marketing utilizadas com o funcionário.

Expertise: Conhecimento técnico.

Factoring:  Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão.

Feedback:  É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado. Processo de fornecer uma resposta ao funcionário sobre seu desempenho no trabalho. Informações dadas para ajudar o funcionário a atingir os objetivos.

Follow-up: Acompanhamento de tarefas determinadas em alguma conversa, reunião ou solicitação.

Gap: Espaço que ainda precisa ser preenchido ou desenvolvido.

Goal: meta, objetivo

HR (Human Resources) – R.H. (Recursos Humanos): Área em que profissionais da psicologia e administração atua no recrutamento e seleção de mão-de-obra para uma empresa, bem como promove treinamentos, dá orientações, e facilita o relacionamento entre empregado e patrão dentro da empresa. 

In-loco: No lugar em que determinada coisa acontece.

Insight: Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem

Intranet: Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas.

Job Rotation: Rodízio de funções promovido pela empresa. O objetivo é capacitar os funcionários nas diversas áreas, para que adquiram uma experiência global na organização.

Join Venture: Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica.

Just-in-time: É atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção.  

Know-how: Saber como fazer alguma coisa. Ou seja, conhecimento adquirido através da experiência em determinado tema ou área.

Lato Sensu: Termo utilizado para designar uma pós-graduação em nível de especialização.

    Lean startup: Método de desenvolvimento de produtos e mercados com agilidade, velocidade e interação com os clientes.

MBA – Master Business Administration: título de pós-graduação, em nível de especialização, mas de grande valor no mercado.

Market Share: Participação no mercado. (Participação da empresa em determinado segmento de mercado).

Marketing Pessoal: Conjunto de valores que torna a imagem do profissional mais atrativa para o mercado. Envolve basicamente três aspectos: a boa aparência (vestuário, higiene pessoal, estética, etc.); o modo de agir (a forma educada de falar e se comportar, relacionamento interpessoal, etiqueta social); e o caráter (honestidade, moral, valores, ética, princípios).

Mentoring: Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira. Acompanhamento de um profissional mais novo feito por um mentor, geralmente um profissional com experiência e habilidade. O objetivo é aconselhar o mais jovem em suas ideias e experiências no trabalho. É uma espécie de padrinho ou tutor, que “adota” um empregado que julga ter potencial.

Merchandising: Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.

Networking: Rede de trabalho (relacionamentos profissionais). Rede de relacionamentos na qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e arrumar novas oportunidades de trabalho. Todas as pessoas de nosso relacionamento formam nossa rede. Os colegas de trabalhos, chefes atuais e anteriores, parentes e amigos.

Newsletter: Boletim de notícias.

Outsourcing: Terceirização de atividades de uma empresa. A terceirização é feita em setores que não envolvem o produto final da companhia, como na área de TI.

Player: Empresa que exerce alguma função em algum mercado.

Pitch: Discurso breve e objetivo sobre a natureza de um produto ou serviço feito pelo empreendedor, geralmente para convencer investidores sobre o potencial do seu negócio.

Spread: Taxa de risco.

Stakeholders: Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.

Supply chain management: Gerenciamento de cadeia de abastecimento.

Target: Objetivo a ser atingido.

Top of Mind: Refere-se a marca ou produto mais lembrado espontaneamente.

Trend: Tendência.

Turnover: Rotatividade de mão de obra.

Workshop: Laboratório ou oficina de trabalho. Reunião de pessoas com interesses ou problemas comuns, orientados por especialistas, com o objetivo de aprimoramento ou desenvolvimento de novas competências.

fonte: http://www.salariobr.com/Noticia/Imagem/normal/374

Preciso da sua opinião, deixe-nos aqui seu comentário sobre terminologias. Aproveite e compartilhe com seus amigos.

Referência:

https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/dicionario-46-termos-em-ingles-que-todo-empreendedor-deve-saber.html
http://inglesnodiaadia.blogspot.com.br/2012/10/termos-em-ingles-usados-na.html
http://cursosnocd.com.br/curso-de-ingles/palavras-em-ingles-usadas-na-administracao.htm

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Roberto de Campos Modesto 06 fev 2018

    Excelente o site. Sem comentários. Vocês são 10.

  • Maxi Educa 07 fev 2018

    Bom dia Roberto Caso tenha alguma sugestão para escrevermos, que queira saber, repassaremos para nossa equipe de tutoria e podemos tentar auxilia-lo. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Roberto de Campos Modesto 06 fev 2018

    Vocês são excelentes. Muito obrigado pela ajuda. Parabéns

  • Maxi Educa 07 fev 2018

    Bom dia Roberto Seus comentários são de extrema importância para nossos blogs. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcos 20 mar 2019

    Excelente! Parabéns! Adicione Balanced Storecard, Work in Progress...

  • Maxi Educa 20 mar 2019

    Olá Marcos, Boa Tarde!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Anderson 02 set 2019

    Aprimorei meus conhecimentos, muito bom o conteudo. SDS

  • Maxi Educa 02 set 2019

    Olá Anderson, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Tiago Blaser Gouvêa 22 set 2019

    Muito bom o conteúdo. Realmente existem palavras mágicas que ajudam na hora de se comunicar no mundo empresarial. Business English se tornou essencial para crescer em empresas importantes. Aqui em São Paulo algumas escolas possuem professores nativos , o que ajuda muito no aprendizado. Eu recomendo Advanced Business English pois tive boas experiências. www.advanced-br.com

  • Maxi Educa 23 set 2019

    Oii Tiago, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fran 07 nov 2019

    Muito bom nota 10 para vocês

  • Maxi Educa 07 nov 2019

    Oi Fran, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • leticia 04 jun 2020

    Acho mó frescura isso tudo. A lingua portuguesa tem palavras sufientes para estabelecer um cominicção boa.

  • Maxi Educa 05 jun 2020

    Olá Leticia, tudo bem?? Obrigado pelo seu feedback. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Clóvis Lazzarin 13 ago 2020

    Excelente trabalho! Muito elucidativo!

  • Maxi Educa 13 ago 2020

    Olá Clóvis, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Roberto Álvares 21 out 2020

    Excelente essa contribuição como suporte no business day bay day!

  • Maxi Educa 22 out 2020

    Olá Roberto, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dula Siquice 22 out 2020

    Quero aprofundar a oercrpçao dos cknceitos merchandising, brenchmarking.

  • Maxi Educa 22 out 2020

    Olá Dula, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ana Paula pindobeira Argolo 18 maio 2021

    Eu achei as terminologia interessante,apesar de q muitas delas eram desconhecidas para mim.desejo começar utilizar no meu dia dia,até mesmo para enriquecer meu vocabulário.sempre é bom utilizar essas terminologias em grupo,até mesmo para despertar curiosidades nas pessoas .

  • Maxi Educa 18 maio 2021

    Olá Ana Paula, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jonas de Cerqueira Macedo 18 maio 2021

    Achei as terminologias interessante, apesar que muitas eram desconhecidas pra mim , porém vou levar pro meu dia dia ...

  • Maxi Educa 19 maio 2021

    Olá Jonas, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Adriana Soares 19 jul 2021

    Excelente conteúdo. Estou estudando os termos por este site e tenho aprendido bastante.

  • Maxi Educa 20 jul 2021

    Olá Adriana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais