fbpx

Tipos de Poluição

Por Thiago de Andrade Águas 14 out 2015 - 14 min de leitura

zxcas_2_9009

A poluição, por assim, dizer, é a denominação dada para qualquer tipo de alteração de consequências negativas, e que, de maneira direta ou indireta, acaba afetando o ecossistema e os seres vivos em questão. No Artigo 3º da lei sobre a Disposição da Política Nacional do Meio Ambiente ’, entende-se como poluição:

III – poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
c) afetem desfavoravelmente a biota;
d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

As alterações do meio podem ser provenientes de maneira direta ou indireta natureza química, genética ou energia, na forma de matéria ou radiação. Não entendeu? Vamos lá! Para falar a respeito de poluição, vamos relacionar os tópicos não apenas para a poluição da água, apesar de ser a mais afetada, mas para o sentido mais amplo da palavra. Para compreender o que são esses poluentes, vamos falar a respeito de cada um de seus componentes:

Poluição hídrica

ArionauroCartunsPoluio

A poluição de rios, lagos e mares são, talvez, os mais comuns entre todas as formas de poluição. Ao longo da história, o homem sempre se preocupou em se estabelecer próximo a fontes d’água, contudo, o mesmo acabou por contaminar essas fontes pois, futuramente, viria a também ser instalados indústrias, residências, descarte de lixo e esgoto, entre outros.
Já existem leis para o tratamento e a destinação correta dos esgotos domésticos e industriais, contudo, devido a fiscalização ineficiente, esses processos estão continuamente a acontecer, além de tantas outras maneiras de se burlar as leis ambientais. Outro problema comum na poluição hídrica é a poluição atmosférica e dos solos, onde seu destino final acaba sendo nos cursos d’água.

Poluição do solo

agrotoxicos-1

O solo consiste na camada superficial do planeta terra, apresentada por rochas em decomposição e misturas de matéria orgânica, ar, água e outras substâncias químicas, apresentando os recursos básicos para a permanência da vida na terra. Nessa perspectiva, a poluição do solo ocorre quando resíduos nocivos são despejados no local, as vezes sem cuidado, as vezes não.
Essas formas de poluição podem estar direcionado a origem urbana, com o lançamento de detritos e substâncias químicas, ou origem agrícola, contaminando o solo por uso incorreto de agrotóxicos, as vezes desperdiçando até 70% do produto, além de técnicas precárias de produção.
Os lixões ilegais bem como a utilização de agrotóxicos podem vir a contaminar o solo e, futuramente na ocorrência de chuva, esses contaminantes podem infiltrar até chegar no lençol freático.

Poluição atmosférica

Sem título-1

Essa forma de poluição refere-se a liberação de resíduos ou outros produtos (gases, sólidos ou líquidos) e que, como consequência, apresenta problemas a saúde dos seres vivos, além de reduzir a visibilidade e apresentar odores.
Dos milhões de toneladas de poluentes são liberados na atmosfera, os principais serão citados logo abaixo principais abaixo. O nível de poluição é medido por concentração de contaminantes, sendo esses gases facilmente difundidos.

– Monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro e, devido a essas características aliados a sua grande toxidade, muito perigoso a saúde humana. É produzido a partir da queima com pouco oxigênio e/ou altas temperaturas de materiais como, por exemplo, o carvão e/ou o petróleo.
– Dióxido de carbono é um composto químico que contém dois átomos e oxigênio e um átomo de carbono (CO2), denominado como gás carbônico. Esse gás é fundamental para a manutenção da vida no planeta, contudo, sua alta concentração acaba tornando um problema para a atmosfera. Suas características físicas são semelhantes ao monóxido de carbono.
– Dióxido de enxofre, ou SO2, é um gás de características físicas semelhantes aos anteriores, contudo, apresenta um odor acre. É proveniente das impurezas liberadas pela queima incompleta de combustíveis fósseis. Também pode estar presente em elementos da natureza como, por exemplo, nas erupções vulcânicas. Esse gás pode apresentar as condições de qualidade do ar e, por ser um gás muito solúvel, apresentas sérios riscos a vida.
– Óxido de nitrogênio é a denominação para compostos químicos gasosos que se formam a partir da unção do oxigênio e hidrogênio, ocorrendo pela queima em altas temperaturas em que o ar pode ser considerado um comburente. Os óxidos de nitrogênio são altamente poluentes na atmosfera e podem provir de várias fontes, tais como motores de combustão interna, fornos, estufas, indústrias químicas, silos de cereais, entre tantos outros.
– Ozônio é um gás de cor levemente azulada denominada pela fórmula O3. De características instáveis, ele é um gás altamente reativo na qual busca estabilidade. Apresenta a cor azul devido a absorção da luz vermelha e que, desta forma, protege o planeta da incidência direta dos raios solares. Esse gás se encontra de 25 a 30km do planeta terra e é o principal componente da camada de ozônio.
– Partículas em suspensão ou popularmente conhecido como poeira, são partículas sólidas (ou coloidais) que se dividem nos mais diversos tamanhos e origens, sendo ainda denominados os materiais como não metálicos, como as poeiras derivadas das mais diversas fontes, e metálicas, poeiras encontradas nas indústrias e nas grandes cidades carregadas de chumbos e/ou outros materiais.

Curiosidade:

É comum ouvirmos em vários lugares a respeito do buraco na camada de ozônio e todas as suas consequências para o planeta terra. Mas você sabe o que é esse buraco e como ocorre esses problemas?
A camada de ozônio se forma entre 25 a 30km da superfície terrestre. E é nessa altura em que os raios ultravioletas entram com mais força no planeta terra, atacando as moléculas de oxigênio e gerando oxigênio molecular. Essa oxigênio molecular se liga as demais de oxigênio ocasionando o gás ozônio.
O que vem acontecendo é que os gases provenientes do CFC (cloro – flúor – carbonos) ao serem liberados, saem da atmosfera e chegam sem alterações na camada de ozônio, atacando suas moléculas de ozônio e, como consequência, desestrutura-a e libera oxigênio. Apesar disso, esse efeito é reversível ao ponto de, ao reduzir os gases CFC, o gás ozônio vai se recuperando gradativamente, como vem acontecendo devido a conscientização ambiental além de medidas tomadas para a redução do mesmo.
Com a ausência da camada de ozônio, os efeitos sentidos diretamente são as mudanças climáticas e o aumento da temperatura da terra, comumente conhecido como efeito estufa.

Poluição Química

e24164a225720ccd70a3acb41b9ff1dc

Consiste na mais comum forma de poluição, pois ela é a consequência das reações químicas geradas pela decomposição dos resíduos nocivos ou indesejáveis, podendo ser esgoto doméstico, resíduos industriais e/ou qualquer tipo de lixo que tenha o seu destino final de forma incorreta.
Os químicos inorgânicos presentes no material, sendo muitas vezes contaminantes, podem apresentar flúor, fósforo, ferro, manganês, chumbo, cádmio, entre tantos outros. A título de comparação, esses poluentes são os mesmos encontrados em atividades agropecuárias e industriais. Esses poluentes ainda podem ser definidos de acordo com sua permanência no meio, sendo eles:

– Biodegradáveis: São produtos que, após determinado tempo, são descartados pelo meio ambiente conforme a ação de bactérias decompositoras. É exemplo desse tipo de produto químico o detergente doméstico.
– Persistentes: Ao contrário do anterior, os persistentes são produtos químicos que se mantém por longas datas no meio ambiente e/ou em organismos vivos, chegando a contaminar os alimentos e, por sua vez, os seres vivos. É exemplo desse o Mercúrio, amplamente utilizado nas atividades mineradoras.

Além dos químicos em estado líquido ou sólido, existem os poluentes por gases, liberados a partir da queima de combustíveis e derivados originários de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo.

Poluição sedimentar

Esse tipo de poluição ocorre devido a excesso de partículas sólidas e presente nos cursos d’água. Inicialmente, essa partícula pertence a um pedaço de solo e que, após seu desprendimento e carregamento por chuva ou enxurrada, é transportado aos rios. Esses produtos são provenientes de partículas de solo de origem orgânica ou inorgânica. É possível que, ao serem transportados, essas partículas carreguem contaminantes do solo ao leito d’água.
Conforme sua presença nos curso d’água e dependendo da quantidade, esses sedimentos podem bloquear a passagem de luz pela água, interferindo o processo de fotossíntese da fauna aquática, além de impedir que outros animais encontrem alimento. Outra consequência é que esse sedimento pode carregar consigo poluentes químicos e biológicos absorvidos em seus elementos. Nessa premissa, conclui-se que os sedimentos apresentam grande passa de poluentes, ocasionando sem grandes problemas a poluição em corpos d’água.

Poluição térmica

Sem título-1

Esse tipo de poluição é ocasionado quando são lançados nos recursos hídricos uma quantidade significativa de água aquecida, normalmente utilizado para resfriar equipamentos nas indústrias de diversos setores, tais como refinarias, termoelétricas e siderúrgicas.
Contudo, essas não são as únicas fontes poluentes, uma vez que ainda temos a utilização das Usinas Nucleares em funcionamento, inclusive, no Brasil. Essas usinas ocorrem a partir do processo chamado Fissão Nuclear, na qual libera o calor necessário para que essas usinas façam a água ferver, gerando força necessária para a movimentação da turbina e, consequentemente, a geração de energia elétrica. Sabe-se que nesse processo o gás liberado pela indústria é vapor d’água, na qual irá condensar e voltar para a natureza, contudo, a água quente que permanece nas torres de resfriamento retorna para seu local de origem, sendo rios, lagos ou mares.
Como consequência, essa água que retorna ao seu local de origem impede a solubilidade do gás oxigênio, provocando a morte de uma série de animais aquáticos, além de afetar o ciclo reprodutivo de determinados peixes. O aumento da temperatura também acelera as reações entre os poluentes químicos. Esse tipo de poluição não costuma afetar o consumo da água.

Poluição nuclear

Essa forma de poluição ocorre devido a resíduos radioativos presentes na água e no solo provenientes de experiências e lixos radioativos gerados em usinas nucleares e em hospitais. Esses elementos, apesar de serem encontrados na natureza, após passarem por processo de fissura, podem permanecer por centenas de anos contaminando o local.
A poluição nuclear ocorre como consequência da destinação incorreta de lixos nucleares, bem como o vazamento de material radioativo provenientes de diversas fontes como, por exemplo, aparelho de raio-x. Esse tipo de poluição apresenta alto grau de periculosidade devido a sua capacidade de alterar as estruturas celulares do corpo, gerando uma série de consequências graves, tais como a formação de tumores.
Apesar de produzir menos lixos e resíduos que outras indústrias, seu descarte é extremamente delicado e perigoso. Muitos depositavam esses lixos no mar ou em minas de sal abandonadas. Hoje, com a conscientização ambiental, separa-se o lixo de acordo com sua periculosidade. Sendo assim, o perigo apresentado por esses dejetos são separados em três níveis.

– O lixo de baixa radioatividade é composto por todo material que entrou em contato com a radiação, desde ferramentas até roupas. Seu destino são latas sem blindagem especial e que são guardadas em depósitos próximos até que se decida qual caminho o lixo seguirá. Muitas vezes, esse material acaba sendo enterrado.
– O lixo de média radioatividade indo dos processos químicos utilizados para a criação do material nuclear até as peças do reator e dejetos são guardados da mesma maneira que os anterior, diferindo apenas que ficam armazenados em toneis de concreto blindados.
– O lixo de alta radioatividade, dos quais vão de produtos do material nuclear até seus dejetos, são alocados em piscinas especiais junto aos reatores.

Poluição sonora
slide_14

A poluição sonora consiste no excesso de ruído em que podem ser gerados por carros, máquinas e/ou outros equipamentos, gerando desconforto e prejudicando a saúde humana. Esse tipo de ruídos são comumente acompanhados nas cidades grandes, dos quais parte da população acredita, mesmo que erroneamente, que sejam absolutamente normais, uma vez que não as podem enxergar.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) aconselha até 65 dB (decibéis) o máximo tolerável para a saúde humana. Existem pessoas que convivem com barulhos muito superiores em seus trabalhos, contudo, se não for utilizado materiais de segurança (fones por exemplo, por exemplo), apresentarão problemas auditivos sérios ao passar de sua vida. Essa forma de poluição é recente, ligado ao moderno estilo de vida das pessoas, pois está relacionado a concentração de pessoas, indústrias, veículos, entre outros.

Poluição visual

tumblr_mbe4zpJU0J1ru67x8o1_1280

Esse tipo de poluição está diretamente relacionado ao conceito estético e cultural das cidades. O termo poluição visual é algo recente, tendo como discussão o que pode e o que não pode ser considerado como tal. Há quem defenda não fazer mal por ser apenas conceitos estéticos, contudo, já está provado que esse excesso de informação pode descaracterizar o espaço urbano, gerando stress, confusão, entre outros problemas relacionados ao grande número de informações.
É possível enquadrar a poluição na Lei 6.938/81 em seu Art. 3º, III, na qual salienta que a degradação da qualidade ambiental resultam em atividades condicionantes a estética e/ou sanitárias do meio ambiente. Nesse contexto, é possível enquadrar a poluição visual como algo proibido, inegável as condições urbanas. Em alguns municípios brasileiros já ocorre leis que proíbem ou limitam esse excesso de informação.

Poluentes mais frequentes e como evita-los
Em síntese, até agora foi tratado sobre os agentes poluidores em uma forma ampla, contudo, quais serão os poluentes que frequentemente nos deparamos e que causa riscos a nossa saúde? Logo abaixo, é apresentado alguns dos poluentes que somos expostos diariamente.

– Dioxinas são produtos gerados a partir de resíduos e lixo, podendo, como consequência, apresentar cancro, má formação de feto em gestantes, problemas de origem neurológica, entre outros.
– Material particulado é oriundo dos carros e indústrias afetando o pulmão e trazendo problemas como asma, bronquite alergias e, no pior dos casos, cancro.
– Chumbo é um metal pesado proveniente de siderurgias e outras indústrias, determinadas tintas e água contaminada. Afeta diretamente o sistema neurológico, causando retardo mental, efeitos de coordenação e problemas de memória.
– Mercúrio é proveniente principalmente das centrais elétricas. Os problemas neurológicos que está relacionado é semelhante ao material chumbo.
– Pesticidas, benzenos e isolantes podem vir de diversas fontes e suas consequências são das mais diversas, tais como cancro em testículo e ovário, distúrbios hormonais, infertilidade, entre outros.

Contudo, existem formas diárias de evitar que a poluição se agrave, tais como uma vida mais equilibrada para você e p meio ambiente. Aqui ficam algumas dicas para ajudar o planeta a minimizar os poluentes.

– Evite o consumo de industrializados e fast foods e dê preferência a alimentos orgânicos pois, além de colaborar com o meio ambiente evitando a geração de lixo, você estará cuidando da sua saúde.
– Tenha hábitos saudáveis de separar o lixo reciclável e não jogar papéis ou outros resíduos nas ruas.
– Evitar os excessos de consumo (tecnologias, vestuários, etc.) que você não irá utilizar. Lembre-se, todo bem de consumo que utilizados, em algum de seus processos, tem matéria prima da natureza.
– Evitar desperdício de recursos em casa com vazamentos, evite gastar energia desnecessariamente desligando aparelhos da tomada, opte por aparelhos que consomem menos energia, etc.
– Procure transportes alternativos como bicicletas ou utilize o mínimo de combustível possível compartilhando o carro com outras pessoas.

Gostou do assunto? Deixe sua opinião, ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais