fbpx

Você acha que todas as empresas tem o mesmo tipo de remuneração? Fique por dentro dos tipos de remunerações estratégicas utilizadas pelas empresas

Por Clariana Ribeiro Nogueira 03 maio 2017 - 5 min de leitura

É comum observarmos hoje em dia diferentes formas de remuneração do “colaborador” da empresa que vão muito além da remuneração tradicional.

A ideia disso é trazer benefícios tanto para os funcionários da organização como para a empresa.

Como?

 

Fica comigo

 

É simples. Remunerando de diferentes formas, o funcionário pode se sentir mais estimulado e motivado a contribuir com mais empenho gerando um melhor desempenho em suas atividades. A ideia é que ele se sinta engajado e faça além do que se espera dele. Isso é importante para que a empresa consiga contratar e reter profissionais talentosos.

 

giphy-downsized

 

Claro que isso deve ser muito bem pensado e ponderado: Se por um lado um salário estratégico pode contribuir com os objetivos e lucratividade da organização, consequentemente, pelo outro lado, as recompensas afetam os custos da empresa.

A dificuldade se encontra justamente em estabelecer uma medida adequada e justa de reconhecimento da contribuição de cada funcionário.

Exatamente por isso é importante um planejamento, considerando também que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de fatores além do salário, tais como satisfação no cargo e na organização, necessidade de autorrealização, objetos e metas desafiadores a alcançar, etc.

giphy menina e dinheiro

E aí, de quais destas formas você é remunerado? Quais delas você conhece? Veja a seguir:

 

REMUNERAÇÃO FUNCIONAL (tradicional)

 

remuneração funcional

fonte: http://novasinapse.com

 É determinada pelo cargo e as respectivas funções do cargo, seguindo o mercado. É o tipo mais tradicional que existe, também conhecido como remuneração tradicional ou remuneração por cargo ou ainda como PCS (Plano de Cargos e Salários). É o modelo mais popular em uso pelas empresas, as quais tendem ao conservadorismo e à inércia. Algumas das principais desvantagens são: excesso de burocracia na gestão; inibição da criatividade e queda na motivação

 

 REMUNERAÇÃO POR HABILIDADES

remuneração por habilidades

http://www.flexworkx.nl/

 

Essa forma de remuneração tira o foco do cargo ou função e passa para o indivíduo. As habilidades passam a determinar a base da remuneração. Quanto mais o funcionário adquire e acumula conhecimentos na sua carreira profissional que agreguem valor a organização, maiores são as suas chances de reconhecimento, ganhos remuneratórios e promoções. Algumas das principais vantagens desse sistema são: Foco da avaliação está na pessoa, que busca aprimorar suas habilidades cada vez mais; A área de recursos humanos assume papel mais estratégico e menos operacional; Empregados especializados e bem treinados, gerando maior flexibilidade na organização, além de maior motivação.

 

REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

 

remuneracao por competencias

fonte: http://www.attivup.com.br

Essa forma de remuneração se difere da remuneração por habilidades quanto a um ponto específico: a remuneração por habilidades é geralmente aplicada ao nível operacional e a remuneração por competência é mais adequada aos demais níveis da organização. Ideal para empresas as quais a capacidade de inovação é fator crítico de sucesso. As vantagens são similares com a remuneração por habilidades.

 

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

remuneracao variavel

fonte: http://tenbihname.com

Essa forma de remuneração é vinculada a metas de desempenho (Utiliza-se das notas atingidas em um determinado grupo de regras previamente estabelecidas na organização) dos indivíduos, das equipes ou da organização. Aplica-se em situações que haja indicadores de desempenho, isto é, executivos, vendedores ou trabalhadores de uma linha de produção, podem ser bonificados dessa forma. Inclui formas de remuneração variável de curto prazo, como as comissões, e de longo prazo, como bônus executivo.

 

SALÁRIO INDIRETO

 

salario indireto

fonte: http://advogado.andremansur.com.br

Também chamado de plano de benefícios, salário in natura ou salário utilidade. O salário indireto compreende os benefícios e outras vantagens. Os profissionais procuram cada vez mais benefícios que auxiliam nas suas vidas, como auxílio educação, vale alimentação, plano de saúde, plano odontológico, auxílio creche, auxílio moradia, participação nos lucros, desconto em academias, entre outros. As empresas utilizam isso como forma de convencer os profissionais a permanecer nas organizações, pois este tipo de salário gera um grande impacto na renda mensal do trabalhador.

 

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

previdencia

fonte: http://lopesmachado.com/864/

 

O aumento na concessão deste tipo de remuneração está relacionado diretamente com a disseminação dos sistemas de previdência privada que tem crescido muito. A previdência privada é uma modalidade complementar à previdência pública e essa forma de remuneração contribui comprovadamente para a motivação dos funcionários e a valorização do compromisso de longo prazo por parte deles com relação à empresa.

 

PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA

participação acionaria

fonte: http://www.celos.net.br

 

Nada mais é do que dar ao colaborador uma fatia do negócio. Assim, a participação acionária consiste em distribuir ou subsidiar ações da empresa para os funcionários. Essa forma de remuneração é vinculada a objetivos de lucratividade e crescimento da empresa. Trata-se de um sistema que premia desempenho e resultados corporativos, e geralmente é aplicado nos níveis mais estratégicos da organização, como diretores e gerentes. Utilizada também para reforçar o compromisso de longo prazo entre a empresa e os colaboradores, pois eles passam a se sentir como parte da empresa na qual atuam.

 

ALTERNATIVAS CRIATIVAS

criativa-lampada

fonte: http://wallpapersonthe.net/22292-man-made-light-bulb/

 

Essa forma de remuneração inclui diversos componentes, tais como: prêmios, gratificações e outras formas especiais de reconhecimento.

Há quatro tipos de reconhecimento:

– social (agradecimento público, cartas de reconhecimento, jantares de comemoração, etc),

– simbólico (convites para teatro, viagem para duas pessoas, etc.),

– relacionado ao trabalho (participação em projetos especiais, promoção, estágios no exterior, participações em congressos e feiras, etc.)

– financeiro (bônus, ações da empresa, prêmios especiais, um dia de folga, etc.).

 

E aí, gostou deste post? Percebeu como existem diferentes tipos de remuneração que podem contribuir para aumentar a satisfação e produtividade dos funcionários? Será que tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui e entre para essa conversa!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Angela 20 ago 2017

    Gostei muito conseguir aprender ponto muito interessante dobre edte assunto

  • Maxi Educa 21 ago 2017

    Bom dia Angela. Obrigada por participar, deixando seu comentário. Ficamos felizes que esse assunto tenha lhe auxiliado, caso tenha interesse em algum assunto específico, deixe aqui sua sugestão. Aproveite e confira outros blogs sobre Administração, com certeza você aprenderá muito com eles, basta ir até Categorias e clicar em Administração . Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Antônio Fernandes Mousinho Neto 07 nov 2017

    no Brasil as remunerações não condizem com a habilidade e capacidade de muitas pessoas com boa qualificação

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Bom dia Antonio. Agradecemos sua participação com seu importante comentário. Infelizmente o Brasil não consegue assalariar de forma justa e digna seus trabalhadores. Vivemos uma inversão de valores, do ponto de vista de quanto mais o profissional é capacitado, mais difícil é o seu reconhecimento com um salário digno. O jeito é torcer para que esse cenário modifique. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais