fbpx

06 tópicos para avaliar sobre Concursos Municipais

Por Matheus De Marchi 05 fev 2020 - 6 min de leitura

Os Concursos Municipais normalmente ficam meio de escanteio quando os estudantes traçam suas metas para o futuro. Todo mundo sempre fala sobre os bons salários da Receita Federal ou o grande números de vagas para diferentes níveis do INSS (por exemplo).

Não dá para negar que os outros à primeira vista se mostram mais atrativos. Some a isso a fama ruim de concursos em cidades menores a respeito de que os cargos “já têm dono(a)”… Não é uma empreitada encorajante!

Mas nem tudo são pedras nesse caminho. Vamos ver a seguir que também existem vantagens em tentar um cargo em Concursos Municipais e esse cargo pode ser uma opção melhor do que você pensava.

Confira a seguir 06 tópicos (positivos) para pensar a respeito de Concursos Municipais.

#01 – Oportunidades para os Concursos Municipais

Normalmente os Concursos Municipais ficam meio de escanteio quando os estudantes traçam suas metas para o futuro.
<https://giphy.com/gifs/13IJvZdRENgoOQ>

Se tem uma coisa que você não pode se queixar a respeito dos concursos municipais é sobre as oportunidades que eles oferecem. Ao contrário do pop INSS (só um exemplo de novo) em que você pode optar entre ser Técnico ou Analista do Seguro Social (falando no geralzão), nas prefeituras você encontrará ofertas de vagas que vão desde Serviços Gerais a Procurador Municipal.

A chance de você não desviar muito do seu caminho é maior nesses concursos em que você não escolhe o cargo apenas pelo seu nível de escolaridade. Junte isso ao número de vagas/concursos.

Pegue uma cidade grande: muitas vagas.

Pegue uma cidade pequena: poucas vagas… Ok! Mas se você buscar uma região como a minha (um monte de cidades pequenas próxima e nenhuma big city por perto) você terá uma oferta de vagas muito grande também! A cidade vizinha está a 12km de distância.

A dica #01 é sobre você analisar a quantidade e variedade de vagas que esses concursos oferecem.

#02 – Remuneração dos Concursos Municipais

Normalmente os Concursos Municipais ficam meio de escanteio quando os estudantes traçam suas metas para o futuro.
<https://giphy.com/gifs/pPzjpxJXa0pna>

Não se iludam com o poder $ da cidade em relação ao Estado/Federação. Se você olhar aqui e aqui, verá respectivamente salários que passam de R$ 8.000,00 e R$ 23.000,00 respectivamente.

Se você ficou com preguiça de clicar nos links eu explico: São páginas do Portal da Transparência que mostram alguns salários de servidores de Tupã/SP e São Paulo (capital). E antes que você foque na diferença de salários, saiba que Tupã tem cerca de 60.000 habitantes. Acho que dá para beber uma cervejinha de vez em quando com esse salário…

A dica #02 te mostra que dinheiro não deve ser um fator fundamental para você descartar Concursos Municipais porquê tem dinheiro neles também!.

#03 – Preparação

Normalmente os Concursos Municipais ficam meio de escanteio quando os estudantes traçam suas metas para o futuro.
<https://giphy.com/gifs/training-coach-6rN3g85ktZwMU>

Entendi… Sua meta é ser Servidor Federal. Não tem problema, você ainda pode olhar com carinho para os concursos municipais.

Olha só, supondo que você está começando agora seus estudos ou está há muito tempo estudando para X cargo e o diabo do edital não sai logo… Pode acontecer de quando você finalmente prestar seu concurso-alvo você perceber que não tinha a “manha” de concurseiro…

Fica tranquilo(a), isso acontece! Treinar é muito importante, mas de vez em quando você precisa jogar também. São pegadas diferentes! Sabe onde você pode encontrar concursos com menos matérias por edital (não é regra) e com taxas de inscrição mais baixas para praticar?

Exatamente! Nas simpáticas prefeituras!

Use esses concursos como escada para seu objetivo final. Você vai praticar, economizar (na inscrição) e de quebra ainda pode acontecer de ser aprovado e ir levando a vida com o salário de servidor municipal até conseguir o cargo dos seus sonhos. São só vantagens!

A dica #03 é sobre usar Concursos Municipais como escada/suporte para você prestar os “grandes” concursos.

#04 – Qualidade de vida

Normalmente os Concursos Municipais ficam meio de escanteio quando os estudantes traçam suas metas para o futuro.
<https://giphy.com/gifs/life-girlfriend-georgia-ZllacInaeNdNm>

Vamos desconsiderar aqui cidades padrão São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá… Vamos pensar um pouco menor. Algo que esses concursos podem te proporcionar é qualidade de vida!

Já pensou na possibilidade de estar apenas há 10 minutos do seu trabalho? Há uma caminhada de distância? Não precisar morar em um prédio por causa da segurança? Poder levar os filhos em praças e usar o celular enquanto anda na rua sem medo de que o levem?

Pois é… Se você mora em cidades grandes isso pode parecer utopia, mas no interior isso ainda existe (não tanto como gostaríamos, mas é possível!). De certo vale a pena você pensar em adaptar seu objetivo não para o cargo que sonha, mas para a vida que pode ter. Tranquila, saudável…!

A dica #04 é sobre pesar suas opções: Concursos Municipais podem lhe proporcionar melhor qualidade de vida!

#05 – Conteúdos tranquilos

Normalmente os Concursos Municipais ficam meio de escanteio quando os estudantes traçam suas metas para o futuro.
<https://giphy.com/gifs/soft-6crVJRXHV8UVy>

Vamos falar nesse tópico sobre o que é o comum. Isso não quer dizer que não existem exceções. Lembra quando você jogava videogame? (tipo ontem de noite). Quase qualquer jogo segue um padrão: missões ou “fases” mais fáceis que vão ganhando dificuldade até você chegar ao “chefão”.

Os concursos municipais tendem a ser mais fáceis. Os seus editais pedem menos conteúdo e esse conteúdo é menos complicado/extenso. Normalmente você ainda encontra uma concorrência mais baixa! (Essa dica tem um pezinho na dica #03).

Se você tem pressa para mudar de cargo/emprego ou precisa muito de um, considere esse tipo de concurso como uma alternativa mais fácil.

Claro que, como falei, existem exceções. Sempre tem aquela prefeitura que pede X legislação que nem eles sabem de onde saiu ou como encontrar. Mas felizmente só acontece as vezes.

A dica #05 é legal para quem tem pressa ou busca o primeiro emprego. Chances de sucesso são maiores em concursos municipais.

#06 – Olho na Banca dos Concursos Municipais

<https://giphy.com/gifs/KsmUF8u3JMRbi>

Bancas menores que fazem concursos de prefeitura normalmente são um uma baita interrogação

Superada a desconfiança das vagas com dono, sempre fica uma insegurança quanto à qualidade da prova.

Felizmente ambos problemas estão diminuindo. A fiscalização e repercussão que a internet proporcionam estão fazendo com que todo mundo fique esperto. Isso dá mais segurança quanto à lisura do certame.

E há um outro aspecto: se a banca é ruim para um, é ruim para todo mundo que fez o concurso, o que os coloca em igualdade, destacando-se o candidato melhor preparado.

Pensando positivamente, vamos considerar que a Banca menor muito, mas muito provavelmente mesmo vai lhe colocar uma prova mais fácil do que a CESPE (por exemplo).

Na dica #06 você vai considerar que banca menor pode ser o caminho mais rápido para a aprovação!

Existem mais motivos para você optar por concursos municipais frente aos “maiores”? Provavelmente!

Você se lembra se algum?

Fala para a gente! Vai que você me ajuda a convencer o pessoal de que existe cargo fora dos concursos grandões!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais