fbpx

Trabalho ou penal, qual matéria escolher para a 2ª fase da OAB?

Por Angélica Calil 10 jul 2019 - 4 min de leitura

2ª fase da OAB: o que escolher?

Ao inscrever-se para o tão temido Exame da OAB, o foco inicial do estudante de direito é certamente a primeira fase. No entanto, já nesse primeiro momento, ele deve definir sua escolha para a prova prático-profissional. Ainda que existam sete áreas para opção de escolha da 2ª fase da OAB, acredita-se, tradicionalmente, que os direitos do Trabalho e Penal são as áreas de maior facilidade para a tão sonhada aprovação!

E você? Já fez sua escolha? Neste post vamos te direcionar para a sua área de maior afinidade, já que a palavra chave dessa escolha, é exatamente a afinidade. Acompanhe!

 

http://blog.passenaoab.com.br/quais-sao-as-suas-dificuldades-para-estudar-para-oab/

 

Áreas de opção para a prova prático-profissional

Em primeiro lugar, ao fazer a escolha para a área da prova prático-profissional você deve ter em mente que deverá dominar tanto a parte material como a processual da área escolhida. São sete áreas de opção de escolha:

 

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Empresarial;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Penal; e
  • Direito Tributário.

 

É preciso deixar bem claro que, uma vez feita a escolha dessa área, não caberá mais ao candidato o direito de alteração da mesma. Portanto, você deve estar totalmente seguro de sua decisão!

 

Como acertar na escolha da área para 2ª fase

 

https://giphy.com/gifs/disney-brave-QWBhPWQqIclzi

 

Reza a lenda que os Direitos do Trabalho e Penal são áreas mais fáceis, por conterem menor número de peças processuais. Da mesma maneira atribui-se aos Direitos Civil e Constitucional uma amplitude quase infinita de conteúdo material e peças processuais cabíveis. Fora o temor do Direito Tributário, quase nunca cogitado pela maioria dos candidatos, que o taxam como uma matéria extremamente técnica, portanto, extremamente difícil.

Se nos basearmos em dados estatísticos, Direitos como o Civil, por exemplo, mesmo sendo taxado com conteúdo imenso, e o Constitucional, mesmo sendo taxado como dificílimo, têm respectivamente, maiores índices de aprovação e aproveitamento que o Direito do Trabalho. Aliás, que por sinal, estatisticamente, é uma das áreas de menor aprovação.

Então se a facilidade dos Direitos do Trabalho e Penal é uma fake news, como acertar nessa escolha?

Selecionamos 5 dicas infalíveis que irão fazer diferença na sua escolha. Vamos lá!

 

https://www.conteudoproarte.com.br/programa/super-dicas

 

1) Tenha afinidade com a área escolhida

Durante os 5 anos de graduação, com certeza você se familiarizou com algumas matérias, resultando assim em um aprendizado mais fácil das mesmas. Essa afinidade pode ser de grande ajuda na realização de uma boa prova.

Escolher uma disciplina que não é do seu interesse, iludindo-se ao pensar que ela é mais fácil ou menos complicada que as outras, ou guiar-se por índices estatísticos e não por sua intuição, pode ser um grande equívoco. E isso acabará acarretando em sua reprovação.

Lembre-se do seu histórico de notas durante o curso de Direito e descubra em quais matérias você alcançou melhores resultados. Assim, você terá mais facilidade para memorizar leis e doutrinas. Além também de conseguir construir uma boa peça profissional.

 

2) Utilize-se de experiências como estágios

Se você já fez estágio seja em escritórios de advocacia, Ministério Público, Tribunais, etc., você já está um passo à frente de demais candidatos. Como a prova prático-profissional é uma prova técnica, no qual o aluno deve demonstrar, além do conteúdo, a habilidade para redigir uma peça processual, a experiência acumulada em estágios fará toda a diferença nesse quesito.

 

3) Não mude a área escolhida no caso de algumas reprovações

A mudança da área que você escolheu deve ser cogitada apenas após sucessivas reprovações. Manter a opção de disciplina escolhida no exame anterior proporciona maior domínio sobre o assunto. E isso faz com que o direcione os estudos justamente para os pontos em que se teve desempenho mais fraco na prova.

 

4) Verifique as provas anteriores

É interessante observar os padrões de respostas das provas anteriores e tirar suas conclusões. Como por exemplo, se você teria condições legítimas em estudar aqueles assuntos cobrados daquela matéria específica.

 

5) Escolha um material de qualidade para estudar

Na hora do exame você deve estar muito bem preparado, pois sabemos que o nível de exigência é realmente muito alto. Assim, é fundamental contar com um material de qualidade.

 

E aí? Gostou desse post? Se você está à procura de um curso online preparatório para OAB com todos esses atributos e realmente de qualidade para potencializar os seus estudos, tenho mais uma dica: Entre em contato com o Maxi Educa e conheça os conteúdos especializados para o Exame da Ordem.

 

https://giphy.com/gifs/5kFzpyD8R4n5aCzMIF

 

Garanta sua aprovação! Abraço e até a próxima!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Lucas 19 ago 2019

    "Então se a facilidade dos Direitos do Trabalho e Penal é uma fake news, como acertar nessa escolha?" não é fake news! sua análise dos dados é rasa e está incompleta... veja bem, constitucional e civil são as matérias mais evitadas pelos candidatos, dessa forma, um pequeno número de aprovações representa um valor estatístico considerável (se 10.000 pessoas se inscrevem e 3.000 são aprovadas, a prova teve 30% de taxa de aprovação)... ao mesmo tempo, penal e trabalhista são as mais procuradas, de forma que sua taxa de aprovação é diluída pelo grande número de candidatos (quando 50.000 pessoas se inscrevem e os mesmos 3.000 são aprovados, isso representa apenas 6% do total de inscritos). são 7 matérias com proporções bem diferentes de candidatos... não confiem nas estatísticas!

  • Maxi Educa 20 ago 2019

    Caro Lucas, primeiramente gostaria de lembra-lo que conteúdos utilizados em blogs, são meramente informativos, de modo que não temos nenhuma pretensão, ainda que mínima de analisarmos profundamente dados para serem disponibilizados em simples posts. Quanto ao termo "fake news", foi utilizado de maneira descontraída, apenas para demonstrarmos que afirma-se que os Direitos do Trabalho e Penal por serem áreas com menos peças, são taxados de mais fáceis, mas isso é um mito. Em trabalho estatístico da FGV, demonstrou-se que muito embora seja considerada uma área difícil, os índices de aprovação de Direito Civil são superiores quando comparado com Direito do Trabalho, que, por sinal, é uma das áreas que menos aprova. Na contramão do consenso criado, Direito Constitucional é a área que possui, na média, maior índice de aproveitamento. Para finalizar, com certeza não se deve confiar em estatísticas, e é exatamente isso que nosso post refere-se quando deixamos claro que a afinidade com a matéria escolhida é a palavra chave para ser bem sucedido na aprovação. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais