Tire suas dúvidas em relação aos tubos de coleta de sangue conhecendo a sequência correta no momento da coleta

Por Ana Paula Fernandes 14 ago 2018 - 3 min de leitura
3 min

Para obtermos uma qualidade satisfatória da amostra de sangue existe uma sequência correta dos tubos de sangue no momento da coleta, conheça agora as particularidades desse procedimento.

Para obtermos uma qualidade satisfatória da amostra de sangue existe uma sequência correta dos tubos de sangue no momento da coleta, conheça agora as particularidades desse procedimento.

http://www.bd.com/pt-br/our-products/blood-and-urine-collection/venous-collection/vacutainer-blood-collection-tubes

Saiba como utilizar a sequência correta dos tubos sangue na coleta de sangue evitando interferência nos resultados

https://lakemactoday.com.au/2017/11/13/12-million-biobank-revolutionise-research/biobank/

 A coleta é utilizada para o diagnóstico de várias doenças, os exames realizado nos Laboratórios de Análises Clínicas é parte integrante da conduta médica, portanto é fundamental conhecer as particularidades de cada tubo utilizado na coleta de sangue como também a recomendação da sequência correta dos mesmos.

A fase pré-analítica se inicia com a solicitação da análise, passando pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise propriamente dita, é divulgado a afirmativa que cerca de 70% dos erros laboratoriais ocorrem na fase pré-analítica, esse fato se deve à dificuldade principalmente em padronizar os procedimentos de coleta.

A coleta a vácuo é a técnica de coleta de sangue venoso recomendada pela CLSI – Clinical and Laboratory Standardization Institute, pois esse tubos possuem no seu interior o vácuo calibrado e em capacidade proporcional ao volume de sangue essa processo é evidenciado quando o sangue para de fluir dentro do tubo, além de proporcionar ao paciente o conforto de uma única punção para a coleta de múltiplos tubos e o segurança do profissional de saúde já que estamos falando de um sistema fechado, isto é o sangue flui da veia do paciente direto para o tubo de coleta evitando a manipulação da amostra.

A maioria dos fabricantes de tubo segue uma padronização de cores de tampas, o material utilizado para a fabricação dos tubos deve permitir uma clara visualização do conteúdo coletado que possibilite a inspeção visual.

Existe um tubo específico com aditivos diferentes para cada tipo de exame solicitado, portanto no momento da coleta há uma sequência correta dos tubos estabelecida pela CLSI, evitando assim a contaminação cruzada dos aditivos entre os tubos e consequentemente alteração nos resultados dos analíticos sensíveis a este tipo de interferência.

Sequência Correta para Tubos Plásticos de Coleta de Sangue

1 – Frascos para Hemocultura

2 – Tubos de citrato de sódio (tampa azul claro)

3 – Tubos com ativador de coágulo, com ou sem gel separador

4 – Tubos de heparina

5 – Tubos de EDTA

6 – Tubos de fluoreto/EDTA

http://kasvi.com.br/tubos-de-coleta-vacuo-analise-sangue-cores-beneficios/

Principais Tubos Utilizados na Coleta de Sangue

1 – Frascos de hemocultura: para se obter uma boa detecção dos microrganismos é necessário adicionar a quantidade máxima de sangue recomendada pelo fabricante, a utilização de volume inferior pode afetar os períodos de tempo de isolamento e/ou detecção.

2 – Tubos de citrato de sódio: utilizado para a dosagem dos testes de coagulação.

3 – Tubos com ativador de coágulo, com ou sem gel separador: possui ativador de coágulo jateado na parede do tubo chamado de sílica, fazendo com que o processo de coagulação da amostra seja acelerado.

4 – Tubos de heparina: possuem heparina de Lítio jateada na parede do tubo esses aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias assim bloqueando a cascata de coagulação.

5 – Tubos de EDTA: o EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.

6 – Tubos de fluoreto/EDTA: o fluoreto de sódio é utilizado como inibidor glicolítico e o EDTA para a preservação da morfologia celular, sendo assim utilizamos nas dosagens de glicose, lactato e hemoglobina glicada no plasma.

Quando não se respeita a sequência dos tubos no momento da coleta por algum motivo, como coletar um tubo de heparina antes do tubo de citrato de sódio, ocorrendo a contaminação cruzada poderá interferir nos resultados dos fatores de coagulação do paciente.

Agora leitor que já conhece os principais tubos e suas particularidades utilizados na coleta de sangue, assim como a sequência correta no momento da coleta te convido a pôr em prática a recomendação sugerida para que reflita diretamente no resultando da qualidade final do trabalho.

Nos envie sugestões para o próximo post sobre saúde!

Fontes

http://kasvi.com.br/tubos-de-coleta-interferentes-sangue/
http://kasvi.com.br/tubos-de-coleta-vacuo-analise-sangue-cores-beneficios/
http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_302_2005_COMP.pdf/7038e853-afae-4729-948b-ef6eb3931b19
http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/320090814145042.pdf
http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/livro_coleta_biologica2013.pdf
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Jaquelina 30 out 2018

    Boa noite. Mim chamo jaquelina e faço o curso de flobotomia minha professora pediu para fazer um trabalho com a ordem dos tudo o coleta isso já sei e p que serve também sei mais q um explo de cada doença referente aos tubo eu desconheço vocês pode mim passar

  • mm
    Maxi Educa 01 nov 2018

    Oi Jaqueline, Bom Dia! Obrigado por participar do nosso blog e deixar seu comentário. Como você já conheceu os diversos tubos utilizados na coleta, assim como as diferenças e particularidades entre eles vou te encaminhar a utilização de cada um deles. Ativador de Coágulo + Gel (amarelo): Utilizados em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais. Podemos diagnosticar hipotireoidismo e hipertireoidismo, HIV, herpes, sífilis, Citrato de Sódio (azul): Diferentes concentrações de Citrato de Sódio podem ter efeitos significativos nas análises terapias anti-trombóticas, Tempo de Protombina (TP) e Tempo de Tromboplastina ativada (TTPa). Podemos diagnosticar problemas de coagulação. EDTA (lilás/rosa): Recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular. Podemos diagnosticar através do hemograma anemias, talassemias. Fluoreto de Sódio + EDTA (cinza): Utilizados na dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada no plasma. Podemos diagnosticar na glicose a diabetes. Heparina de Lítio (verde): São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímica. Podemos diagnosticar contaminação por metais pesados. Sem Aditivo (branco): O tubo Sem Aditivo é utilizado como tubo de transporte para amostras, inclusive para provas de líquido cefalorraquidiano (LCR). Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fátima 09 fev 2019

    Mas me sempre pedi nos pedidos emocultura nos pedidos médicos como seria então a ordem de coleta,a ordem seria assim mesmo isso que preciso saber se esta certo ou não

  • mm
    Maxi Educa 11 fev 2019

    Olá Fátima, Boa Tarde!! Caso tenha a solicitação de hemocultura e outros exames de sangue no pedido médico a ordem dos tubos de coleta sempre deverá ser respeitada, o frasco de hemocultura em primeiro lugar, seguido do tubo de citrato de sódio (tampa azul) muito utilizado nas provas de coagulação, tubo com ativador de coágulo com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela) utilizado em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais, tubo de heparina (tampa verde) utilizado principalmente para determinação de metais pesados, tubos de EDTA (tampa roxa) utilizado nas rotinas de hematologia, e por último tubos de fluoreto (tampa cinza) utilizado na dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada. É só verificar quais são os tubos necessários para a realização da coleta de acordo com o pedido médico. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • José 24 mar 2019

    Legal bem explicativo gostei

  • mm
    Maxi Educa 25 mar 2019

    Olá José, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ubiratan 31 mar 2019

    Muito bom. Excelente! ... Só faltou um adendo no texto: "que essa é a regra geral, mas pode haver alguma modificação dependendo do Serviço". Por, exemplo, nos laboratórios próprios da Prefeitura de SP a Hemoglobina Glicada é coletada em tubo edta/roxo.

  • mm
    Maxi Educa 02 abr 2019

    Olá Ubiratan, Bom Dia!! O seu apontamento está correto existe essa segunda possibilidade de realizar o exame de hemoglobina glicada coletada em tubo EDTA (tampa roxa), acabei esquecendo de mencionar essa opção no blog. Já tive o contato da rotina dos serviços de saúde da Prefeitura de SP especificamente na zona norte e sul onde o material coletado é encaminhado para laboratórios próprios ou conveniados. Agradeço por sua percepção e caso queira enviar alguma sugestão de tema de blog atenderei no próximo post. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lud 03 maio 2019

    Por que deve-se seguir a ordem de coleta dod tubos?

  • mm
    Maxi Educa 03 maio 2019

    Olá Lud, Boa Tarde! A padronização da sequência dos tubos no momento da coleta é uma recomendação da CLSI - Clinical and Laboratory Standards Institute, devido a possibilidade de contaminação dos aditivos (anticoagulante). Caso ocorra a contaminação alguns parâmetros analisados sofrerão alteração, afim de evitar essas alterações segue-se a sequência correta no momento da coleta. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucia 06 maio 2019

    Estou iniciando no setor de laboratórios ,gostaria de informações sobre coletas

  • mm
    Maxi Educa 07 maio 2019

    Olá Lucia, Bom Dia!! Como você está iniciando no setor de laboratórios e gostaria de informações sobre coletas eu recomendo primeiro a leitura de dois conteúdos, o primeiro é o Manual de Coleta e Preparo de Amostra Biológica da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, segue link abaixo; http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/livro_coleta_biologica2013.pdf Esse manual é bem legal já utilizei ele quando trabalhei em um laboratório e continuo utilizando o mesmo, devido o conteúdo ser objetivo e prático. A segunda leitura que recomendo é a RDC 302 de 13 de Outubro de 2005, segue link abaixo; http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_302_2005_COMP.pdf/7038e853-afae-4729-948b-ef6eb3931b19 Ela é fundamental para quem trabalha em laboratórios. Para começar é isso! Boa leitura! Bons conhecimentos! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais