fbpx

Tire suas dúvidas em relação aos tubos de coleta de sangue conhecendo a sequência correta no momento da coleta

Por Ana Paula Fernandes 14 ago 2018 - 4 min de leitura

Para obtermos uma qualidade satisfatória da amostra de sangue existe uma sequência correta dos tubos de sangue no momento da coleta, conheça agora as particularidades desse procedimento.

Para obtermos uma qualidade satisfatória da amostra de sangue existe uma sequência correta dos tubos de sangue no momento da coleta, conheça agora as particularidades desse procedimento.

http://www.bd.com/pt-br/our-products/blood-and-urine-collection/venous-collection/vacutainer-blood-collection-tubes

Saiba como utilizar a sequência correta dos tubos sangue na coleta de sangue evitando interferência nos resultados

https://lakemactoday.com.au/2017/11/13/12-million-biobank-revolutionise-research/biobank/

 A coleta é utilizada para o diagnóstico de várias doenças, os exames realizado nos Laboratórios de Análises Clínicas é parte integrante da conduta médica. Portanto, é fundamental conhecer as particularidades de cada tubo utilizado na coleta de sangue como também a recomendação da sequência correta dos mesmos.

A fase pré-analítica se inicia com a solicitação da análise, passando pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise propriamente dita, é divulgado a afirmativa que cerca de 70% dos erros laboratoriais ocorrem na fase pré-analítica, esse fato se deve à dificuldade principalmente em padronizar os procedimentos de coleta.

A coleta a vácuo é a técnica de coleta de sangue venoso recomendada pela CLSI – Clinical and Laboratory Standardization Institute, pois esse tubos possuem no seu interior o vácuo calibrado e em capacidade proporcional ao volume de sangue essa processo é evidenciado quando o sangue para de fluir dentro do tubo, além de proporcionar ao paciente o conforto de uma única punção para a coleta de múltiplos tubos e o segurança do profissional de saúde já que estamos falando de um sistema fechado, isto é o sangue flui da veia do paciente direto para o tubo de coleta evitando a manipulação da amostra.

A maioria dos fabricantes de tubo segue uma padronização de cores de tampas, o material utilizado para a fabricação dos tubos deve permitir uma clara visualização do conteúdo coletado que possibilite a inspeção visual.

Existe um tubo específico com aditivos diferentes para cada tipo de exame solicitado, portanto no momento da coleta há uma sequência correta dos tubos estabelecida pela CLSI. Evitando assim a contaminação cruzada dos aditivos entre os tubos e consequentemente alteração nos resultados dos analíticos sensíveis a este tipo de interferência.

Sequência Correta para Tubos Plásticos de Coleta de Sangue

1 – Frascos para Hemocultura

2 – Tubos de citrato de sódio (tampa azul claro)

3 – Tubos com ativador de coágulo, com ou sem gel separador

4 – Tubos de heparina

5 – Tubos de EDTA

6 – Tubos de fluoreto/EDTA

http://kasvi.com.br/tubos-de-coleta-vacuo-analise-sangue-cores-beneficios/

Quer aproveitar o embalo e aprender mais sobre os assuntos de saúde? Conheça o “Monte Seu Curso” aqui da Maxi Educa. Só clicar no link abaixo

Principais Tubos Utilizados na Coleta de Sangue

1 – Frascos de hemocultura: para se obter uma boa detecção dos microrganismos é necessário adicionar a quantidade máxima de sangue recomendada pelo fabricante. A utilização de volume inferior pode afetar os períodos de tempo de isolamento e/ou detecção.

2 – Tubos de citrato de sódio: utilizado para a dosagem dos testes de coagulação.

3 – Tubos com ativador de coágulo, com ou sem gel separador: possui ativador de coágulo jateado na parede do tubo chamado de sílica, fazendo com que o processo de coagulação da amostra seja acelerado.

4 – Tubos de heparina: possuem heparina de Lítio jateada na parede do tubo esses aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias assim bloqueando a cascata de coagulação.

5 – Tubos de EDTA: o EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.

6 – Tubos de fluoreto/EDTA: o fluoreto de sódio é utilizado como inibidor glicolítico e o EDTA para a preservação da morfologia celular. Sendo assim utilizamos nas dosagens de glicose, lactato e hemoglobina glicada no plasma.

Quando não se respeita a sequência dos tubos no momento da coleta por algum motivo, como por exemplo: coletar um tubo de heparina antes do tubo de citrato de sódio, ocorrendo a contaminação cruzada poderá interferir nos resultados dos fatores de coagulação do paciente.

Agora leitor que já conhece os principais tubos e suas particularidades utilizados na coleta de sangue, assim como a sequência correta no momento da coleta te convido a pôr em prática a recomendação sugerida para que reflita diretamente no resultando da qualidade final do trabalho.

Nos envie sugestões para o próximo post sobre saúde!

Fontes

http://kasvi.com.br/tubos-de-coleta-interferentes-sangue/
http://kasvi.com.br/tubos-de-coleta-vacuo-analise-sangue-cores-beneficios/
http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_302_2005_COMP.pdf/7038e853-afae-4729-948b-ef6eb3931b19
http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/320090814145042.pdf
http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/livro_coleta_biologica2013.pdf

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Jaquelina 30 out 2018

    Boa noite. Mim chamo jaquelina e faço o curso de flobotomia minha professora pediu para fazer um trabalho com a ordem dos tudo o coleta isso já sei e p que serve também sei mais q um explo de cada doença referente aos tubo eu desconheço vocês pode mim passar

  • Maxi Educa 01 nov 2018

    Oi Jaqueline, Bom Dia! Obrigado por participar do nosso blog e deixar seu comentário. Como você já conheceu os diversos tubos utilizados na coleta, assim como as diferenças e particularidades entre eles vou te encaminhar a utilização de cada um deles. Ativador de Coágulo + Gel (amarelo): Utilizados em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais. Podemos diagnosticar hipotireoidismo e hipertireoidismo, HIV, herpes, sífilis, Citrato de Sódio (azul): Diferentes concentrações de Citrato de Sódio podem ter efeitos significativos nas análises terapias anti-trombóticas, Tempo de Protombina (TP) e Tempo de Tromboplastina ativada (TTPa). Podemos diagnosticar problemas de coagulação. EDTA (lilás/rosa): Recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular. Podemos diagnosticar através do hemograma anemias, talassemias. Fluoreto de Sódio + EDTA (cinza): Utilizados na dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada no plasma. Podemos diagnosticar na glicose a diabetes. Heparina de Lítio (verde): São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímica. Podemos diagnosticar contaminação por metais pesados. Sem Aditivo (branco): O tubo Sem Aditivo é utilizado como tubo de transporte para amostras, inclusive para provas de líquido cefalorraquidiano (LCR). Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fátima 09 fev 2019

    Mas me sempre pedi nos pedidos emocultura nos pedidos médicos como seria então a ordem de coleta,a ordem seria assim mesmo isso que preciso saber se esta certo ou não

  • Maxi Educa 11 fev 2019

    Olá Fátima, Boa Tarde!! Caso tenha a solicitação de hemocultura e outros exames de sangue no pedido médico a ordem dos tubos de coleta sempre deverá ser respeitada, o frasco de hemocultura em primeiro lugar, seguido do tubo de citrato de sódio (tampa azul) muito utilizado nas provas de coagulação, tubo com ativador de coágulo com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela) utilizado em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais, tubo de heparina (tampa verde) utilizado principalmente para determinação de metais pesados, tubos de EDTA (tampa roxa) utilizado nas rotinas de hematologia, e por último tubos de fluoreto (tampa cinza) utilizado na dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada. É só verificar quais são os tubos necessários para a realização da coleta de acordo com o pedido médico. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • José 24 mar 2019

    Legal bem explicativo gostei

  • Maxi Educa 25 mar 2019

    Olá José, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ubiratan 31 mar 2019

    Muito bom. Excelente! ... Só faltou um adendo no texto: "que essa é a regra geral, mas pode haver alguma modificação dependendo do Serviço". Por, exemplo, nos laboratórios próprios da Prefeitura de SP a Hemoglobina Glicada é coletada em tubo edta/roxo.

  • Maxi Educa 02 abr 2019

    Olá Ubiratan, Bom Dia!! O seu apontamento está correto existe essa segunda possibilidade de realizar o exame de hemoglobina glicada coletada em tubo EDTA (tampa roxa), acabei esquecendo de mencionar essa opção no blog. Já tive o contato da rotina dos serviços de saúde da Prefeitura de SP especificamente na zona norte e sul onde o material coletado é encaminhado para laboratórios próprios ou conveniados. Agradeço por sua percepção e caso queira enviar alguma sugestão de tema de blog atenderei no próximo post. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lud 03 maio 2019

    Por que deve-se seguir a ordem de coleta dod tubos?

  • Maxi Educa 03 maio 2019

    Olá Lud, Boa Tarde! A padronização da sequência dos tubos no momento da coleta é uma recomendação da CLSI - Clinical and Laboratory Standards Institute, devido a possibilidade de contaminação dos aditivos (anticoagulante). Caso ocorra a contaminação alguns parâmetros analisados sofrerão alteração, afim de evitar essas alterações segue-se a sequência correta no momento da coleta. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucia 06 maio 2019

    Estou iniciando no setor de laboratórios ,gostaria de informações sobre coletas

  • Maxi Educa 07 maio 2019

    Olá Lucia, Bom Dia!! Como você está iniciando no setor de laboratórios e gostaria de informações sobre coletas eu recomendo primeiro a leitura de dois conteúdos, o primeiro é o Manual de Coleta e Preparo de Amostra Biológica da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, segue link abaixo; http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/livro_coleta_biologica2013.pdf Esse manual é bem legal já utilizei ele quando trabalhei em um laboratório e continuo utilizando o mesmo, devido o conteúdo ser objetivo e prático. A segunda leitura que recomendo é a RDC 302 de 13 de Outubro de 2005, segue link abaixo; http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_302_2005_COMP.pdf/7038e853-afae-4729-948b-ef6eb3931b19 Ela é fundamental para quem trabalha em laboratórios. Para começar é isso! Boa leitura! Bons conhecimentos! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernanda Vieira 30 maio 2019

    E a geometria entra em qual sequencia

  • Maxi Educa 03 jun 2019

    Olá Fernanda, Tudo bem? Como a gasometria é coletada em seringas heparinizadas, portanto deverá continuar seguindo a padronização onde os tubos de heparina estão em 4° lugar na sequência dos tubos na coleta. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marciana da silva Sampaio 02 jul 2019

    Quero saber mss das sequencias dos tubos coleta de sangue qual passos

  • Maxi Educa 03 jul 2019

    Olá Marciana, boa tarde! A recomendação da sequência dos tubos é baseada na (CLSI H3-A6, Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures; ApprovedStandart, 6thed.), e deve ser respeitada, para que não ocorra contaminação por aditivos nos tubos subsequentes (contaminação cruzada dos aditivos), quando há necessidade da coleta para diversos analitos de um mesmo paciente. A alteração na sequência dos tubos pode ocasionar a contaminação no tubo subsequente e consequentemente gerar resultados alterados nos analíticos sensíveis a este tipo de interferência. Recomendo a leitura da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML): Coleta e Preparo da Amostra Biológica, segue link abaixo; http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/livro_coleta_biologica2013.pdf Espero que tenha ajudado! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jonathan 07 jul 2019

    Bom dia! Quando não há necessidade de coletar hemocultura, deve-se iniciar a coleta por qual tubo?

  • Maxi Educa 11 jul 2019

    Olá Jonathan, boa tarde! Caso não tenha a solicitação de hemocultura no pedido médico a ordem dos tubos de coleta deverá iniciar pelo tubo de citrato de sódio (tampa azul) muito utilizado nas provas de coagulação, em seguida o tubo com ativador de coágulo com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela) utilizado em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais, depois o tubo de heparina (tampa verde) utilizado principalmente para determinação de metais pesados, seguindo a ordem os tubos de EDTA (tampa roxa) utilizado nas rotinas de hematologia, e por último tubos de fluoreto (tampa cinza) utilizado na dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • edilene 09 out 2019

    quero saber para o que cada tubo serve para quais exames muito obrigada

  • Maxi Educa 11 out 2019

    Olá Edilene, tudo bem? Informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e não de resolução de dúvidas. Porém, você pode continuar nos acompanhando nas redes sociais e aproveitando vários outros conteúdos gratuitos e de grande valia para seu cotidiano. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Josiane 12 out 2019

    Gostaria de saber porque a ordem de coleta dos frascos mudam de acordo com o material do tubo de plástico e vidro?

  • Maxi Educa 16 out 2019

    Olá Josiane, tudo bem? Existe um tubo específico com aditivos diferentes para cada tipo de exame solicitado, portanto, no momento da coleta deve ser respeitada a sequência correta dos mesmos, com o objetivo de que se evite a contaminação cruzada dos aditivos entre os tubos e consequentemente evite também a alteração nos resultados dos analíticos sensíveis à tal tipo de interferência. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • edilene 21 out 2019

    muito bom

  • Elizangela Aparecida Batista 29 out 2019

    Bom dia !Gostaria de obter informações de cada frasco qual o exames podem ser realizados .ex :tubo amarelo =BETHA HCG .Obrigada

  • Maxi Educa 31 out 2019

    Olá Elizangela, tudo bem?? Ativador de Coágulo (vermelho) - Possui ativador de coágulo (sílica) jateado na parede do tubo, fazendo com que o processo de coagulação da amostra seja acelerado. Utilizados para determinação em soro nas áreas de Bioquímica e Sorologia. Podem ser utilizados para tipagem ABO, RH, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de antiglobulina direta. Ativador de Coágulo + Gel (amarelo) - Contém ativador de coágulo jateado na parede do tubo que faz com que o processo de coagulação seja acelerado e gel separador, para obtenção de um soro com melhor qualidade. Utilizados em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais. Citrato de Sódio (azul) - O Citrato de Sódio Tamponado é utilizado para prova de coagulação em amostras. Diferentes concentrações de Citrato de Sódio podem ter efeitos significativos nas análises terapias anti-trombóticas, Tempo de Protombina (TP) e Tempo de Tromboplastina ativada (TTPa). EDTA (lilás/rosa) - Possui EDTA jateado na parede do tubo e são utilizados em bancos de sangue. O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular. Fluoreto de Sódio + EDTA (cinza) - Utilizados na dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada no plasma. O Fluoreto de Sódio é utilizado como inibidor glicolítico e o EDTA como anticoagulante, preservando a morfologia celular. Heparina de Lítio (verde) - Possuem Heparina de Lítio jateada na parede do tubo. São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímicas. Estes aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias, bloqueando a cascata de coagulação. Sem Aditivo (branco) - O tubo Sem Aditivo é utilizado como tubo de transporte para amostras, inclusive para provas de líquido cefalorraquidiano (LCR). Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • vastir ferreira da silva 04 mar 2020

    gostaria de saber como se define os exames para cada tubo exemplo glicose tubo roxo

  • Maxi Educa 10 mar 2020

    Olá Vastir, tudo bem? As amostras de sangue coletadas através da punção venosa realizada no paciente, podem originar três tipos de material: amostra de sangue total, amostra de plasma e amostra de soro. Para cada amostra é possível utilizar um tubo de coleta específico. Cada tubo possui no seu interior aditivos com funcionalidades diferentes: anticoagulantes, ativador de coágulo ou conservantes. Os anticoagulantes agem, de um modo geral, impedindo que o sangue coagule; o ativador de coágulo, de modo contrário, diminui o tempo necessário para que o sangue coagule; e os conservantes são utilizados para estabilizar o sangue até sua análise. Para facilitar a identificação de cada tubo de coleta e evitar erros, foi instituído um código de cores nas tampas dos tubos para diferenciar os aditivos. Estas cores foram padronizadas na Norma Internacional ISO 6710.2, de forma a dificultar a coleta do sangue em tubo inadequado. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • luciene de lourdes ferreira 29 abr 2020

    os tubos usados na coleta geralmente são esta cores? azul, vermelho, amarelo , verde, rosa e cinza?

  • Maxi Educa 05 maio 2020

    Olá Luciene, tudo bem?? Ativador de Coágulo (vermelho) – Possui ativador de coágulo (sílica) jateado na parede do tubo, fazendo com que o processo de coagulação da amostra seja acelerado. Utilizados para determinação em soro nas áreas de Bioquímica e Sorologia. Podem ser utilizados para tipagem ABO, RH, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste de antiglobulina direta. Ativador de Coágulo + Gel (amarelo) – Contém ativador de coágulo jateado na parede do tubo que faz com que o processo de coagulação seja acelerado e gel separador, para obtenção de um soro com melhor qualidade. Utilizados em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais. Citrato de Sódio (azul) – O Citrato de Sódio Tamponado é utilizado para prova de coagulação em amostras. Diferentes concentrações de Citrato de Sódio podem ter efeitos significativos nas análises terapias anti-trombóticas, Tempo de Protombina (TP) e Tempo de Tromboplastina ativada (TTPa). EDTA (lilás/rosa) – Possui EDTA jateado na parede do tubo e são utilizados em bancos de sangue. O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular. Fluoreto de Sódio + EDTA (cinza) – Utilizados na dosagem de glicose, lactato e hemoglobina glicada no plasma. O Fluoreto de Sódio é utilizado como inibidor glicolítico e o EDTA como anticoagulante, preservando a morfologia celular. Heparina de Lítio (verde) – Possuem Heparina de Lítio jateada na parede do tubo. São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímicas. Estes aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias, bloqueando a cascata de coagulação. Sem Aditivo (branco) – O tubo Sem Aditivo é utilizado como tubo de transporte para amostras, inclusive para provas de líquido cefalorraquidiano (LCR). Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Giovanne 04 maio 2020

    Olá, Gostaria de saber se a ordem dos tubos deve ser a mesma em coletas com scalp + seringa. Obrigado!

  • Maxi Educa 05 maio 2020

    Olá Giovanne, tudo bem? Informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e não de resolução de dúvidas. Porém, você pode continuar nos acompanhando nas redes sociais e aproveitando vários outros conteúdos gratuitos e de grande valia para seu cotidiano. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ingracia 19 ago 2020

    quais os tubos e exames que pode ir na centrifuga

  • Maxi Educa 20 ago 2020

    Olá Ingracia, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jairla 19 ago 2020

    tenho uma dúvida : o tubo branco (coleta de metais pesados ),Qual a sequência?

  • Maxi Educa 20 ago 2020

    Olá Jairla, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • leonilde 26 out 2020

    Olá meu nome é Leonilde ,só Estudante do curso de Enfermagem e gostaria que me ajudassem a perceber o trabalho que foi dado pelo meu professor ,com o seguinte tema ;sequência de coleta de amostra dos tubos e seus aditivos gostaria de entender melhor obrigado.

  • Maxi Educa 27 out 2020

    Olá Leonilde, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gustavo Woltmann 11 fev 2021

    Isso é exatamente correto. Muito bem direcionado.

  • L 13 fev 2021

    Olá, gostaria de saber por exemplo se o Exame que tenho que realizar e o de hipertireoidismo, com qual tubo começo e qual a sequência, seria essa sequência sempre padronizada não importa qual for o exame?

  • Maxi Educa 15 fev 2021

    Olá L, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Verazina Alves Ribeiro 18 fev 2021

    Olá tudo bem! Eu fiz o curso técnico em análises clínicas fiz os estágios tudo certinho. Estou presisando de ajuda para arruma um emprego é muito dificil porque não tenho esperiência.

  • Maxi Educa 18 fev 2021

    Olá Verazina, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Raimunda costa morais 28 maio 2021

    Quero saber tudo sobre coleta

  • Maxi Educa 29 maio 2021

    Olá Raimunda, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Priscila 09 ago 2021

    Boa tarde, para exame hemograma completo, utiliza frasco EDTA( roxo), FLUORETO DE SODIO +EDTA (cinza). É necessário mas algum tubo pra coleta.

  • Maxi Educa 10 ago 2021

    Olá Priscila, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Simone Souza 06 out 2021

    Gostaria de saber os exames que vai no tubo verde, preto e o tubo amba

  • Maxi Educa 07 out 2021

    Olá Simone, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • janetetdo@gmail.com 26 nov 2021

    Por que dois enfermeiros competentes nào conseguiram fazer a coleta do meu sangue, para fazer o estudo de 30 solicitações do geriatra. Tenho 67 anos. Ah! hoje meus braços e pernas continuam sem v4iad aparentes.? Obs. foram 12 tentativas para a coleta do sangue.

  • Maxi Educa 27 nov 2021

    Olá Janete, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • luciana 29 nov 2021

    ola existe tambem um tubo para coletar o tc, poderia especificar o tipo de tubo. parabens pelo rico conteudo.

  • Maxi Educa 30 nov 2021

    Olá Luciana, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Juliana Pereira 29 jan 2022

    Quais as perguntas que cai na prova sobre coleta

  • Maxi Educa 31 jan 2022

    Olá Juliana, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria José 27 mar 2022

    Boa noite. Gostaria de saber se pode fazer tipagem sanguínea e VHS em tubo de citrato de sódio (tampa azul)??? e por que?

  • Maxi Educa 28 mar 2022

    Olá Maria, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais