fbpx

Tudo o que você precisa saber para fazer o seu primeiro concurso!

Por Matheus De Marchi 12 maio 2020 - 5 min de leitura

Existe quem já pensava nisso há muito tempo. Existe quem ainda pensa sobre e existe quem decidiu agora, de sopetão, que o concurso público pode ser uma boa alternativa para o futuro. Seja qual for o caso, se você vai realizar o seu primeiro concurso, você precisa saber de algumas coisas.

E é pensando nisso que nós vamos fazer um guia rápido para os nossos calouros concurseiros. Mas espere! Mesmo que você não se considere um iniciante não feche a página ainda. Essas dicas também servem para você.

Elas são dicas gerais que podem ser importantes para o concurseiro iniciante ou informativa para o veterano. De qualquer jeito vocês ganham!

Como escolher seu primeiro concurso?

Como escolher seu primeiro concurso?
<https://bit.ly/3bXebjm>

Se você chegou até aqui eu vou entender que você está decidido a seguir por esse caminho (concurseiro). Contudo se ainda existe alguma dúvida você deve começar pelo seguinte pensamento: “eu quero ser um funcionário público?“. Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida.

O funcionalismo público tem suas vantagens e suas desvantagens e algumas pessoas simplesmente não se veem dentro desse mundo. Tenha certeza de que é o que quer e só então pule para a segunda pergunta: “qual concurso devo fazer?“.

Você não precisa ser aprovado no seu primeiro concurso, na verdade esse cenário é improvável. Além de essa informação lhe sugerir que você levará algum tempo estudando, ela também mostra que você pode mudar de ideia no meio do caminho e focar em outro concurso/área.

Mas o ideal é que você trave sua área de interesse/cargo desde o inicio. Seu primeiro concurso, apesar de não representar sucesso obrigatório lhe ensinará muito, melhor então que lhe ensine na área correta.

Pense nas coisas que você gosta de fazer. Com o que você tem afinidade. Se o concurso demanda que você se desloque. No que você é bom? O funcionalismo público não é tudo a mesma coisa! Se você sempre foi uma pessoa de humanas, não se arrisque a se tornar um fiscal de contas!

Procure a área/cargo que tenha a ver com você. Felizmente o leque de opções em cargos públicos é enorme!

Como você vai estudar?

Como estudar para o primeiro concurso?
<https://bit.ly/2SmWz8D>

Se já decidiu para qual área você vai, o segundo passo é decidir como você chegará lá! Estou falando sobre como você vai estudar.

Dois métodos são mais comuns: primeiramente você pode optar por estudar sozinho, encontrar um material bacana, assistir vídeo-aulas, entrar em grupos de estudos online, fóruns (…). Esse é um método que exige de você mais disciplina e comprometimento (será você cobrando você).

Em segundo lugar você pode optar por fazer um cursinho. Cursos preparatórios (os bons) contam com material específico para o concurso, professores focados na sua aprovação que além de saberem tudo da matéria/edital, vão manter sua motivação lá no alto.

Existem pessoas que funcionam melhor com um ou outro método. O importante aqui é você descobrir qual é o melhor para você!

Se planeje para o seu primeiro concurso!

<https://bit.ly/2SnnKQB>

Tem dois tipos de planejamento que o concurseiro deve realizar. O primeiro é relativo aos estudos (análise de edital, cronograma de estudos…). Esse planejamento vai depender de qual método você escolheu (voo solo ou cursinho).

O segundo planejamento é em relação a sua prova/viagem!

Pode parecer simples, mas os concurseiros iniciantes as vezes se preparam de forma primorosa nos estudos, contudo esquecem desse detalhe (planejar-se para a prova). Mas não se preocupe! Aqui você tem um guia completo sobre como se planejar para sua prova/viagem e até se vale a pena ou não gastar a mais nesse deslocamento.

E oh. Não pense que planejamento envolve apenas viagens. Cidades grandes tem aquela série de incovenientes que os cosmopolitas adoram (trânsito, engarrafamento, enchentes…). Planejamento também inclui o local, ok?

Mantenha-se motivado

<https://bit.ly/3f7uA6r>

Acha que essa coisa de discurso motivacional só vale para atletas em decisões? Não!

Motivação é um fator muito importante na rotina do concurseiro e o desafio é esse: manter-se motivado.

Como falei acima, ser aprovado no primeiro concurso é a exceção, não a regra. É esse pós que baqueia muitos candidatos. Aquela sensação de esforço em vão, tempo perdido, dinheiro mal gasto… Isso é normal! O anormal é você desistir por causa dessas sensações.

Saiba que elas são momentâneas! Se você optou por estudar em um cursinho/grupo, provavelmente você terá pessoas que lhe puxarão para cima. Se você está só, é aqui que você travará sua luta.

É a motivação que vai lhe empurrar por horas de estudo e lhe dar disciplina para os vários “nãos” que o concurseiro dá à vida social. Mas sabemos o quanto manter-se para cima é difícil.

O que estudar para o seu primeiro concurso?

Quais matérias estudar para o primeiro concurso?
<https://bit.ly/2KQlXiI>

Mas você esperou eu escrever tudo isso para falar que ainda não decidiu quase nada?

Tudo bem!

A última dica é um coringa! Ainda que você não tenha decido qual seu concurso/área específica você vai seguir ou se vai estudar por cursinho ou sozinho (…). Contudo, se você não quer perder tempo, saiba que existem algumas matérias-base para concursos independente do cargo/área.

Não é 100%, mas saiba que uns 85% dos concurso irão pedir algumas matérias base. Enquanto você não decide qual concurso vai prestar – e quais conhecimentos específicos deve dominar – você pode ir quebrando um galho em matérias como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Direito Administrativo, Informática (…).

Apesar de eu não cravar todas elas, tenho certeza de que umas duas ou três cairão no seu concurso independe dos conhecimentos específicos. Comece por elas! O concurseiro veterano sabe que você não deve perder tempo se optou por esse caminho. Mesmo porque essas questões valem como as outras! Olha essa outra dica que bacana!

Aqui você pode montar seu material com o que você quiser! Sem que lhe empurrem matérias à toa, porque você valoriza seu tempo!

Por fim, o primeiro passo é começar!

Abra uma abinha do lado, pesquise sobre. Os tempos estão difíceis mas os concursos voltarão e nada melhor do que se preparar desde já.

Bons estudos e ótima prova!

Abraço!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais