fbpx

Veja essa lista de 06 mentiras que te afastam da sua vaga!

Por Matheus De Marchi 13 dez 2019 - 5 min de leitura

Você pode ser concurseiro novato ou veterano, estar em busca do seu terceiro cargo ou saindo do ensino médio, almejar se tornar auditor/fiscal da Receita Federal ou professor de Educação Básica (…).

Não importa em qual estágio da vida de concurseiro você está, pois com certeza já ouviu algumas mentiras a respeito do universo Concursos Públicos. (as vezes até cometeu pecado pior: você contou algumas dessas mentiras para você mesmo, e acreditou!).

É jovem… Quem nunca? (pensativo)

Mas não desanime! Você não foi o(a) primeiro(a) e nem será o(a) último(a) a cair nessas lorotas. (principalmente porque você lerá o texto até o final).

Vamos falar sobre algumas delas aqui e, além disso, conferir uma pequena lista de 06 mentiras que te afastam da sua vaga!

<https://giphy.com/gifs/after-fly-meekbelike-aV1xoLIsrtmN2>

01 – Pego firme quando lançarem o edital

Essa mentira é um verdadeiro camaleão. Vocês já devem tê-la visto em algumas de suas formas mais populares como “começo a dieta depois do carnaval”, “segunda volto para a academia” ou “vou parar de beber quando começar a namorar”.

Da mesma forma que em algum momento da sua vida você falou ou ouviu alguma das frases acima, se você está de alguma forma ligado(a) a vida de concurseiro, também já escutou essa: “vou começar a estudar firme quando lançarem o edital”.

É… Tenho que dizer que você provavelmente ouviu/contou uma mentira e algo vai dar errado.

E veja bem, o problema não é você focar em algo particular após edital, mas o estudo bem feito exige comprometimento o tempo todo!!!

Essa mentira é muito prejudicial porque ao que indica você sabe que algum concurso está próximo, sabe que é possível começar a se preparar e está enrolando para iniciar só quando o edital for publicado. Assim não!

Se não está comprometido agora, muito, mas muito provavelmente não estará após o edital.

02 – Não sou inteligente o bastante…

<https://giphy.com/gifs/dumb-dummy-i-feel-XeLcgh8gT8o0F5SQ8i>

… Nem alto(a) o bastante, nem magro(a) o bastante, nem bonito(a) o bastante, nem interessante o bastante, nem um monte de coisa o bastante.

Poxa… Essa mentira/desculpa é o hino da baixa autoestima!

Não é nada incomum você conhecer alguém que nem tentou por pensar assim. É muito pior se você é essa pessoa! Afinal, se você não é inteligente o bastante, quem é?

NÃO é uma mentira o seguinte: ser aprovado em um concurso público tem muito mais a ver com o seu comprometimento com os estudos, planejamento, foco, disciplina (…) do que com o que as pessoas acham ser inteligência.

Se você ouvir alguém falando isso ou se passar pela sua cabeça algo parecido, pode parar! Você que encontre outra forma de não ser aprovado, usar a falta de “inteligência” como desculpa não será uma forma válida aqui!

03 – A Culpa é da banca

<https://giphy.com/gifs/reactionseditor-xUPGctUP1Z50BNlEpa>

Ahhhhh. Mas ESSA é verdade! Aquela lambisgoia! Fez aquela prova só para me prejudicar!

Sempre é assim… “A culpa é da bebida”. “É você, não sou eu”. “Isso nunca aconteceu antes!” (Oi?)

Vamos lá. Caso realmente a banca tenha feito alguma cagada como formular uma questão errada ou cobrar algo que não foi pedido no edital, provavelmente a questão será anulada e todo mundo vai se beneficiar com isso.

Então… Entendeu não é? Se você não conseguiu os pontos que precisava, é bem possível que a culpa seja sua! Planejou errado os estudos, não analisou a banca, e além disso não conferiu questões anteriores… Enfim! Existe uma série de explicações melhores do que a perseguição da megera da banca!

04 – As vagas já tem donos

<https://giphy.com/gifs/sandiegozoo-baby-panda-cub-39hoXKE2isn6nrwKos>

Entendo. Essa é meio difícil refutar mesmo… A gente vive no Brasil e… Bom, é o Brasil né!

E nem vou argumentar a respeito daqueles concursos pequenos, prefeituras, câmaras… Porque no Brasil acontecem algumas coisas mesmo.

=/

Mas também não vamos demonizar tudo pois esses casos são exceção e não regra. Isso só pode acontecer em concursos muito particulares. Nos concursos mais pops, grandes, de bancas conhecidas, isso é conversa para boi dormir!

Se você só não presta o concurso para a vaga dos seus sonhos porque acha que ela já tem dono, pode parar! Essa vaga só vai ser de outra pessoa porque você deixou!

05 – Com um pouco mais de sorte, eu passo!

<https://giphy.com/gifs/14na5vHsqDPT4k>

Olha. Sorte tem terceiro goleiro de time grande ou esse cara da Índia.

Você(nós) tem que se movimentar mesmo!

Essa mentira vai um pouco de encontro à número 02. Ser aprovado não tem nada a ver com sorte – ou a falta dela – ou desinteligência.

Vamos retomar: ser aprovado tem a ver com foco, determinação, comprometimento, planejamento, material de qualidade e claro, ambição!

Você tem que querer sua vaga mais do acreditar que alguém tem mais sorte do que você. Então se planeje e estude pois a sorte não vai decidir nada no mundo dos concursos.

06 – Outras pessoas já começaram a estudar e perdi minha chance

<https://giphy.com/gifs/cfARsUBR4jwGc>

Não! Não! E não!

Você não está lendo os nossos blogs!

Tempo de estudos não significa qualidade de estudos! Além do fato de que tem muita gente papuda por aí né? Fala que estuda e na verdade está grudado(a) na Netflix.

Olha só. Se você está decidido(a), a qualidade dos seus estudos vai lhe dar muita vantagem em cima de quem tem tempo de estudos. Dessa forma, um bom planejamento e técnicas compensam tudo.

Quer um exemplo? Você pode aprender muito mais em 25 minutos contra as 2 horas do(a) coleguinha. Confere lá!

Você vai ouvir com muita frequência que “já tem gente esperando esse concurso há muito tempo”. E tem mesmo! E quem lhe garante que não estão só esperando mesmo? Que durante essa espera estudaram da maneira correta ou não utilizaram para si o “quando o edital sair eu pego firme?”.

Sair atrás não é sinônimo de fracasso. Por isso, pense no concurso como uma corrida. Então saiba que essa corrida é uma maratona e não os 100 metros com barreira.

O bom maratonista sabe que é necessário ter um bom ritmo para vencê-la e, ainda, não só uma boa arrancada!

Ok… Se vamos usar analogias de esportes acho que deu por hoje…!

Essas são só algumas das mentiras que os concurseiros escutam/contam. Conhece mais algumas?

Comentam aqui, pois vamos desmenti-las juntos!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Eduardo 19 jun 2020

    No fim das contas a prova é muito mais você contra você mesmo do que contra os outros. É foco em se superar, manter o planejamento e execução no dia da prova sem se importar com mais ninguém. A aprovação é mera consequência de que você fez bem a lição de casa. A guerra é interna.

  • Maxi Educa 19 jun 2020

    Olá Eduardo, tudo bem? É isso mesmo, por isso temos esses blogs que ajudam as pessoas a pensarem sobre a prova, e ir se preparando para ela. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais