fbpx

Viajar para fazer prova de Concurso? Talvez!

Por Matheus De Marchi 09 mar 2020 - 5 min de leitura

Pai Beisso… Devo viajar para fazer prova de Concurso”?

– Ah! minha criança… Como bom blogueiro/tarólogo/cartógrafo astral (oi?)/vidente/palpiteiro e especialista em conselhos contestáveis, eu te respondo com toda a certeza: depende!

Não me ofenda (muito) e nem feche a página ainda! Eu vou te explicar como cheguei a essa reveladora e surpreendente conclusão. Antes disso, no entanto, já vou adiantar: quem começar a ler a página e não chegar ao final terá sete anos de banca CESPE pela frente!

Vai arriscar? (esfregando as mãos).

Mas chega de ameaças! Para acabar com o “depende” que lhe irrita, vamos saber em que momento vale a pena viajar para fazer prova de Concurso!

Por que Viajar para fazer Prova de Concurso se tornou uma alternativa?

Antes de tudo, viajar não “se tornou” uma alternativa. Sempre foi! Porém algumas mudanças recentes no quadro geral têm feito que essa seja uma opção mais buscada do que era antes.

Nós não estamos vivendo um momento abundante em opções para concursos públicos. O governo tem feito questão de deixar claro que aqueles concursos federais que esperamos todos os anos não são prioridade nesse momento. Por isso nos restam opções limitadas: prefeituras e estados.

Não que concursos municipais ou estaduais sejam um problema, aliás, até já falamos sobre as vantagens de prestá-los. Porém alguns deles não nos ajudam estando a centenas de quilômetros de distância… Inconvenientes!

Com isso, a saída de muitos concurseiros têm sido buscar oportunidades um pouco mais distantes do que haviam planejado inicialmente. Isso faz sentido, pois muitos estudantes já se preparam há um bom tempo. Deixar de utilizar o conhecimento que se adquiriu porque o cargo específico não sai do papel é um desperdício. Faça outro concurso, garanta umas verdinhas e espere pelo seu objetivo!

Mas Pai Beisso, essa sempre é a escolha certa?

– Aí é que está! Existem pré-condições que podem lhe mostrar se vale a pena ir por esse caminho… Se você mora no interior de São Paulo e o seu sonho é ser professor de História em uma escola na beira da praia na Bahia, não precisa continuar, é o que você quer e você tem que lutar por isso.

Agora se a sua dúvida existe por considerar a viagem apenas uma alternativa e não uma meta, confira possíveis contras a seguir:

Se você tem raízes profundas…

… Viajar para fazer prova de concurso não é uma alternativa para você. E olha, não estou dizendo isso pela viagem, mas porque existe a possibilidade de você ter sucesso!

Você pode ser uma pessoa que gosta de onde vive, das pessoas que convivem com você. Pode ter que cuidar da família ou alguém em condição especial, pode ter filhos que amam os amiguinhos e o local em que estudam (…). Enfim, pode ter qualquer responsabilidade que lhe segure ou faça falta na cidade nova. Pese os valores: vale a pena deixar essas coisas para traz por um salário um pouco melhor? Não vale a pena esperar um pouco mais por oportunidades onde você está?

Existem situações e “situações”. Os questionamentos acima são direcionados para alguém que pode se dar ao luxo de pensar assim. As vezes as coisas estão feias mesmo, então… Vai pra cima!

Existe também a possibilidade de você se arriscar em uma cidade vizinha. Ela pode ser próxima ao ponto de você poder acordar umas duas horas mais cedo e viajar todos os dias ou ser próxima a ponto de você conseguir voltar todos os finais de semana para sua casa. Em ambos os casos, existe a questão financeira que deve ser considerada! Por isso esse será nosso próximo tópico.

Viajar para fazer prova de Concurso envolve valores

Afinal, tudo gira em torno deles!

Vou considerar o seguinte cenário: você precisa mesmo buscar oportunidades em outros lugares e você já se prepara há um bom tempo para isso… O seu problema é financeiro. Não dá para sair prestando 3 ou 4 concursos por ano em outras cidades/estados.

Para escolher o concurso certo você deve considerar algumas coisas…

O concurso que você vai prestar é aquele para o qual você estava se preparando? Se for… Vai!

Você estava se preparando para outro concurso, mas apareceu uma oportunidade boa e com conteúdo similar? Se você já domina boa parte das matérias do edital… Vai!

O prazo para estudar para esse concurso distante é bom? Você vai conseguir cumprir seu plano de estudos? Você está sendo bem orientado e utilizando técnicas que lhe dão confiança…? Vai! (e já clique ai em baixo)

Entretanto…

Você está há pouco tempo estudando e está buscando “bagagem” prestanto alguns concursos para ter mais experiência…? Não vai!

A experiência é muito importante para o concurseiro, inclusive as não-aprovações! Mas hoje, você abrir mão de uma quantia considerável de dinheiro (viagem, hospedagem, transporte, alimentação…) para conhecer o jogo, não vale a pena. Faça simulados, faça provas antigas, estude a banca… Encontre outras formas se preparar!

Você é um concurseiro, não um aventureiro!

Esse é o melhor fechamento para esse post. Em tempos em que o brasileiro (de maneira geral) precisa enrolar e se desenrolar para garantir o almoço, dar uma de aventureiro e sair por aí prestando provas em que você não está bem preparado ou quer “saber como é” não é uma opção.

Meu conselho? Guarde seu dinheiro – e os seus estudos – para o tiro certo! A não ser que a sua situação seja muito complicada, mantenha seu plano. Estude para o concurso/cargo que você quer, guarde seu dinheiro para ESSA viagem e a planeje com cuidado.

A possibilidade do seu sucesso será bem maior, e caso não seja dessa vez, você terá poupado um bom dinheiro para se preparar melhor para a próxima!

Mas e você? Já está com planos de viajar para fazer prova de Concurso? Esse texto te ajudou ou desencorajou? Fala pra gente!

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais