fbpx

Conheça os Vícios de Linguagem que saem da sua boca e você não faz a menor ideia

Por Ayeda Sanches 17 ago 2016 - 3 min de leitura

Estudar a Língua Portuguesa é algo complexo, que levamos anos para aprender durante nossa vida escolar, e também fora dela. E os Vícios de Linguagem estão dentro da Estilística, que estuda os processos de manipulação da  Linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. 

língua

barbarismo

Nosso contato com a leitura, a prática da escrita e fala correta, fazem parte do processo. Mas, como podemos chamar determinados deslizes que acontecem em relação a norma culta? Como cada ouvinte processa as palavras recebidas?

O que são Vícios de Linguagem?

 

vendo por do sol

 

Todo desvio das normas gramaticais provoca um vício de linguagem. São incorreções e defeitos no uso da língua falada ou escrita. Origina-se do descaso ou do despreparo linguístico de quem se expressa. Existem alguns tipos, que estudaremos em seguida. Por isso, sempre que algo soar estranho, não pense duas vezes, pegue seu dicionário ou pesquise em ferramentas diferentes. Dessa forma, seu conhecimento aumenta, e as chances de errar serão cada vez menores.

Quais são os tipos de Vícios de Linguagem?

 

Barbarismo: todo desvio na grafia, na flexão ou na pronúncia de uma palavra constitui um barbarismo.

 

Barbarismo

 

silabada

 

OBS: Com relação ao estrangeirismo, vale aqui destacar os tipos de estrangeirismos encontrados:

Galicismo (do francês): Mise-en-scène em vez de encenação, Parti pris em vez de opinião preconcebida.

Anglicismo (do inglês): Weekend em vez de fim de semana.

 

1abc-estrangeirismos-2

 

Solecismo: Todo desvio sintático provoca um solecismo. Existem três tipos:

 

linguagem

 

Cacófato: Todo som obsceno resultante da união de sílabas de palavras diferentes provoca um cacófato. Ex.: preciso ir-me já, vaca gaúcha, etc.

O cacófato só existe quando a união das sílabas exprime obscenidade. Portanto, ela tinha, boca dela, alma minha e outras uniões semelhantes não constituem cacófatos, mas simples cacofonias, de menor importância.

Ambiguidade ou Anfibologia: todo duplo sentido, causado pela má construção da frase, é uma ambiguidade. Ex.: Beatriz comeu um doce e sua irmã também. (por: Beatriz comeu um doce, e sua irmã também); Mataram o porco do meu tio. (por: Mataram o porco que era de meu tio).

Redundância: Toda repetição de uma ideia mediante palavras ou expressões diferentes provoca uma redundância ou pleonasmo vicioso. Ex.: subir lá em cima, descer lá embaixo, entrar pra dentro, sair pra fora, novidade inédita, hemorragia de sangue, pomar de frutas, hepatite do fígado, demente mental, e tantas outras expressões presentes diariamente no linguajar.

 

Redundancia

 

Arcaísmo: Consiste no emprego de palavras ou expressões antigas que já caíram de uso. Exemplo: asinha em vez de depressaantanho em vez de no passado.

Neologismo: Emprego de palavras novas que, apesar de formadas de acordo com o sistema da língua, ainda não foram incorporadas pelo idioma. Exemplo: As mensagens telecomunicadas foram vistas por poucas pessoas.

Eco: Ocorre quando há palavras na frase com terminações iguais ou semelhantes, provocando dissonância. Exemplo: A divulgação da promoção não causou comoção na população.

Hiato: Ocorre quando há uma sequência de vogais, provocando dissonância. Exemplo: Eu a amo; Ou eu ou a outra ganhará o concurso.

Colisão: Ocorre quando há repetição de consoantes iguais ou semelhantes, provocando dissonância. Exemplo: Sua saia sujou.

Com tudo isso, podemos concluir que se não temos domínio tão amplo da língua, o melhor ainda é a simplicidade. Não tente refinar sua fala ou escrita quando não tiver certeza da estrutura que está usando. Se você não tem muito conhecimento, procure ler mais, ouvir palestras, vídeo aulas, informar-se através de fontes que usam a norma culta, ou seja, a forma correta da língua portuguesa. Dessa forma, os erros diminuem e seu sucesso é garantido!

Gostou do assunto? Divida com seus amigos! Compartilhe conhecimento!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Eduardo Augusto Ramos Souza 11 jun 2021

    podem ser classificados como: barbarismo, arcaísmo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato, eco e pleonasmo. Vícios de Linguagem são alterações defeituosas das normas da língua padrão, provocadas por ignorância, descuido ou descaso por parte do falante.

  • Maxi Educa 12 jun 2021

    Olá Eduardo, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais