fbpx

Você conhece os maiores vilões para o Concurseiro?

Por Matheus De Marchi 05 dez 2019 - 5 min de leitura

Imagine se o Coringa entrasse pela porta da sua casa e atrapalhasse seus estudos. Ou quem sabe se o Thanos estralasse os dedos e todo o seu conhecimento desaparecesse no dia da prova?!

Verdadeiros vilões fazendo maldades que lhe desviassem do seu caminho de estudos e lhe levassem ao fracasso…! Seria um nobre e excitante fracasso, porém, pouco provável!

Se podemos descartar a presença desses personagens incríveis como culpados pelas suas dificuldades nos estudos, não podemos descartar que alguns vilões realmente existem durante esse momento e podem de verdade fazer com que você não seja aprovado.

Dessa forma, vamos listar alguns deles aqui, e lhe deixar atento aos perigos das distrações!

 

1. Celular/redes sociais

  Verdadeiros vilões fazendo maldades que lhe desviassem do seu caminho de estudos e lhe levassem ao fracasso...! Seria um nobre e excitante fracasso, porém, pouco provável!

<https://giphy.com/stickers/transparent-Igv7gxrHBsx9cfgUUP>

 

Dessa maneira, classificá-los depende mais (totalmente) de você do que deles. Esses anti-heróis podem ser, assim, ferramentas decisivas tanto para sua aprovação quanto para o seu fracasso =(.

As redes sociais utilizadas através do celular podem ser muito úteis quando você tem o foco correto com alguns “poréns”. Frente a isso:

– ative as notificações no zap apenas do grupo de estudos (ou as desative totalmente enquanto estudar);

– não consegue ficar de fora do Face ou do Insta? Sem problemas! Eles serão úteis se você seguir os perfis corretos que vão te beneficiar e não te distrair;

– procure por pessoas com o mesmo objetivo/foco que você e troque experiências/dicas;

– segue uma lista de exemplos(…). E todos são benéficos.

 

Ou…

Abra o livro/pdf/vídeo-aula e fique a cada 3 minutos verificando se lhe responderam. Fique stalkeando o crush/cremosa. Vamos admitir que o celular e as redes sociais são muito mais atrativos pelo entretenimento do que para os estudos.

Ter disciplina nesse sentido é fundamental para não os tornar vilões durante seus estudos.

 

2. Fugir do que não gosta

 

<https://giphy.com/gifs/animation-sunday-dopeness-Sux3kje9eOx1e>

 

Quem nunca?

 

E eu não estou falando da Prosit que levaram no churrasco nem dos boletos que o correio traz.

Mesmo porque no final, ambos te encontram.

 

Aqui os vilões são as matérias que você não tem afinidade nenhuma (não vamos dizer “odeia”). Veja meu exemplo: fiz e adoro História, sou declaradamente um cara das ciências humanas e qualquer conta que envolva mais de 3 dígitos me tira do sério.

 

Uma estratégia lógica seria focar no meu forte para compensar no que sou fraco. NÃO!

Não dedique menos tempo ou “esqueça” das matérias que você não gosta. Faça o oposto, ataque-as! Por esse motivo, não se engane, as matérias que você tem menor afinidade provavelmente serão as que lhe farão falta no resultado final. Não evitar as matérias mais difíceis para você aumentarão muito suas chances de aprovação!

 

3. Não incluir descanso no seu planejamento

  

<https://giphy.com/gifs/chill-fdlcvptCs4qsM>

 

É isso mesmo! Descanso!

 

É claro que você DEVE descansar. Estudar a sério exige muito foco e atenção, o que cansa a mente.  Dessa forma, um tempo de lazer, de atividade física ou qualquer prática que você goste é obrigatória para manter seu rendimento!

Você não INCLUIR um tempo de descanso no seu planejamento de estudos é um erro gravíssimo!

Quantidade de tempo de estudos não é o mesmo que qualidade de tempo de estudos. Atenção!

 

Mas não avacalhe. O seu tempo de descanso também deve ser planejado, com tempo certo e dias certos. Então, não entre na vibe do “quando der vontade”.

 

4. Arrogância/vergonha

  

<https://giphy.com/gifs/baby-groot-naive-S1pgTs0sS2YOA>

 

Olha só, são duas características que normalmente nem andam juntas. Apesar disso, ambas podem lhe derrubar.

 

A timidez ou arrogância irão lhe atrapalhar quando elas lhe levarem pelo caminho solitário. Você é uma pessoa que por algum dos dois motivos não faz perguntas/tira dúvidas, ou pensa que sabe mais do que todo mundo ou tem vergonha de pensarem que você não sabe nada.

 

NÃO!

 

Ninguém sabe tudo ou está sempre certo. Da mesma maneira, a chance de alguém ter a mesma dúvida que você teve em algum momento é enorme. Participar, perguntar, ensinar, compartilhar (…) é uma experiência que acrescenta muito no aprendizado do concurseiro.

Se você é uma pessoa arrogante ou muito vergonhosa, vamos trabalhar essa personalidade… Interagir é fundamental!

 

5. Falta de organização local

 

<https://giphy.com/gifs/text-request-add-hdGELFptGctlm>

 

O seu ambiente de estudos é fundamental para garantir um bom rendimento. Dessa forma, nosso vilão aqui é a bagunça!

Estudar exige disciplina e organização. Que mensagem você passa para o seu cérebro quando estuda de qualquer jeito (deitado na cama um dia, deitado no sofá no outro, apostila aberta na mão e Netflix no notebook…)?

 

É preciso, pois, organizar o local e ser um pouco disciplinado nesse sentido. Não tem problema você estudar na mesa da cozinha… Mas prepare-a para isso! Assim, não estude com a mesa da janta posta e com metade da casa entrando e saindo para fazer lanchinhos.

Deixe à vista apenas o que envolva os estudos e se possível, conte com a colaboração do resto do pessoal para lhe dar um tempo só. O ambiente que você estuda é mais importante do que pensa no processo de aprendizagem.

 

6. Falta de material adequado

 

<https://giphy.com/gifs/dunk-EXHHMS9caoxAA>

 

Vamos ser otimistas e pensar que você chegou aqui sem nenhum problema com os vilões anteriores.

 

Isso é ótimo! Porém, se você não usa um material legal é bem possível que ainda não consiga sucesso.

Aqui estamos falando de TODO o material (pode envolver livro, vídeo-aula, apostila, questões comentadas, xerox do cursinho presencial…). Dessa forma, pense no todo.

Um bom material é aquele que contempla todo o edital e também é voltado para o nível do concurso e está atualizado!

 

Mas como saber qual é bom? É só pesquisar. Preço não é sinônimo de qualidade!

Aliás, há muito conteúdo gratuito disponível na internet. Então, comece por ele, veja qual é a impressão que você tem, assista uma aula, baixe um e-book, pegue uma dica (fica uma abaixo) e entre em contato. Um material adequado ao concurso/nível que você deseja é, pois,  o golpe final nos vilões do seu concurso!

 

 

Existem mais vilões?

Temos certeza que sim! Mas quais outros vocês listariam aqui?

Bons estudos e ótima prova!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais