fbpx

Entenda o que é como funcionam as chamadas VOIP

Por Maxi Educa 28 fev 2022 - 5 min de leitura
5 min

O nome pode ser novidade ou parecer estranho, mas não se engane, você utiliza a tecnologia VOIP há bastante tempo!

E não, não deixe o nome exótico e a proximidade do Carnaval te animarem. VOIP não é aquilo que você pensou em fazer com o(a) crush. Mesmo porque Deus está vendo e a pandemia não terminou.

Fique em casa e estude!

Aqui, nós vamos falar sobre essa tecnologia que é um pouco mais velha do que a geração Z, mas que nunca foi tão usada quanto nos últimos anos.

O que é o VOIP?

https://giphy.com/gifs/adweek-dragon-hawk-carrier-pigeon-fYvpNrMdz7YGCM6UcH

A definição da tecnologia VOIP é fácil. VOIP nada mais é do que o termo usado para definir o que seria a “Voz sobre IP” ou “Voz sobre Protocolo de Internet”, se você quiser ser mais preciso.

A partir daí não há segredo sobre a mágica em usar esse tipo de comunicação. Ele transforma sinais de áudio em dados digitais, que são transmitidos através da internet. Ao chegar o seu “destino”, esses dados voltam a se transformar em sinais de áudio.

Para que esse caminho seja percorrido, é necessário o uso do IP, que de maneira corriqueira, pode ser definido como a identidade do dispositivo.

Como a tecnologia VOIP funciona?

https://giphy.com/gifs/Giflytics-MT5UUV1d4CXE2A37Dg

É mais simples do que parece. Para que a tecnologia de comunicação VOIP funcione corretamente, você precisa basicamente de dois aparelhos (podem ser computadores, telefones convencionais, smartphones…) e um software que faça esse “meio campo” entre o áudio analógico que você vai produzir, a conversão em dados digitais e a nova conversão em áudio.

Para que esse sinal digital corra até o seu destino, que pode ser o pedido de desculpas para a sua chefe por atrasar o blog ou a confirmação do horário da cervejinha com a galera, é necessário (devemos reforçar), que exista uma conexão de internet.

Ao lhes descrever esse processo, eu acho muito possível que todas as pessoas estejam pensando em ligações de WhatsApp.

Bom, estão certas!

Mas existe mais vida VOIP além do Zapzap e dos seus semelhantes (note que outros aplicativos que utilizam a internet para comunicação de áudio ou vídeo, como Skype, Telegram, ICQ, Viber… também estão nessa lista), muito antes da popularização dos smartphones, existia algo chamado telefonia IP, que, embora não seja a mesma coisa que esses aplicativos, utiliza os mesmos caminhos.

Telefones IP são telefones especiais. Ao invés de utilizaram os conectores e cabos RJ-11 (que todos os telefones comuns utilizam), eles têm entradas e para cabos RJ-45 (os famigerados cabos de rede).

Esses telefones fazem suas ligações utilizando a internet e dependendo do modelo, também podem fazer ligações de vídeo.

Pois é, telefones fixos faziam ligações de vídeo muito antes dos nossos celulares.

Qual a vantagem em usar o VOIP?

https://giphy.com/gifs/Giflytics-MT5UUV1d4CXE2A37Dg

Se começarmos fugindo do padrão de usuário comum, como eu e você, uma das principais vantagens em utilizar a tecnologia de comunicação VOIP é a segurança. Eu sei que de cara, imaginamos seu uso no dia a dia, comendo o Wi-fi de casa ou o plano de dados da operadora. Mas lembrem-se, quando eu digo que o VOIP precisa apenas de uma rede, não estou dizendo necessariamente que tem que ser a rede de uma grande operadora.

Empresas, independente do seu porte, podem utilizar o VOIP como comunicação padrão em sua rede privada. Além da vantagem em reduzir custos (entendendo que a rede já estava lá mesmo), existe a questão da segurança. Redes privadas são mais seguras e normalmente oferecem maior qualidade do que as redes públicas.

Como já foi citado acima, vamos falar da segunda vantagem: economia. Ligações VOIP, por utilizar as redes de internet, logo, consumir apenas dados, são muito mais baratas do que ligações comuns. E pense nisso no macro, quanto custaria uma chamada de telefone comum para a Austrália?

Pois é, também não sei, meu plano nem permite isso!

Mas essa é a beleza por traz das chamadas VOIP, tendo acesso à internet, você nem precisa se preocupar em descobrir esse valor!

Um terceiro benefício é a acessibilidade. Para entender essa condição, gente nem precisa ser técnico em redes. É simples: com um telefone comum, normalmente você tem uma conversa entre o indivíduo A e o B. Com a tecnologia VOIP, e sabemos muito bem disso, podemos montar grupos com números absurdos de participantes para simultaneamente falar e irritar o host, cada qual com seu limite de acordo com o aplicativo escolhido.

Para finalizar, o quarto benefício é a mobilidade. Não existe a necessidade de que você esteja no escritório ou em casa para utilizar esse tipo de chamada, basta ter acesso a uma conexão de internet rápida e estável. Sabemos que no caso do Brasil, as redes móveis não são aquela maravilha, mas ainda assim, dão conta desse tipo de comunicação, mesmo que seja só para subir em um local alto e enviar um áudio solitário.

Poxa, só alegria então?

https://giphy.com/gifs/Giflytics-MT5UUV1d4CXE2A37Dg

Não! Você é brasileiro, não se iluda!

Assim como listamos as vantagens no uso desse tipo de tecnologia, existem desvantagens a respeito dela. A principal delas gira em torno da infraestrutura (ou ausência dela).

Principalmente no que tange em torno da mobilidade, sabemos que a dependência de serviços de interne com qualidade e velocidade acaba sendo o maior gargalo em torno das chamadas VOIP. Em um país de proporções como o nosso, não podemos ignorar todas as áreas em que simplesmente não existe sinal de rede móvel ou acesso à internet de banda larga.

Nesses casos, nada melhor do que nos lembrarmos de tempos mais simples e utilizarmos mais uma vez um telefone comum, com “fio na parede” e tudo!

E aí? Tenho certeza de que vocês já usaram essas tecnologias centenas de vezes e nem se deram conta, não é?

Quais aplicativos vocês preferem ou recomendam?

Conta para a gente!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais