Após mais de uma década, o wi-fi passará pela esperada atualização e promete ser a revolução em Redes

O Wi-Fi vai mudar e ficar mais seguro. A Wi-Fi Alliance, consórcio internacional responsável pela padronização das redes sem fio, iniciou a certificação do protocolo WPA3, que substitui o WPA2, usado há 14 anos.
Por Maxi Educa 28 jun 2018 - 2 min de leitura
2 min

O Wi-Fi vai mudar e ficar mais seguro. A Wi-Fi Alliance, consórcio internacional responsável pela padronização das redes sem fio, iniciou a certificação do protocolo WPA3, que substitui o WPA2, usado há 14 anos.

O Wi-Fi vai mudar e ficar mais seguro. A Wi-Fi Alliance, consórcio internacional responsável pela padronização das redes sem fio, iniciou a certificação do protocolo WPA3, que substitui o WPA2, usado há 14 anos.

Fonte: http://www.diogenesbandeira.com.br/2016/02/conheca-7-aplicativos-para-acessar.html

As alterações são graduais e deve levar alguns anos até chegarem a todos os usuários. Com as novas determinações da organização, dispositivos vão precisar ser atualizados para se adequarem às recomendações. A ideia é que as redes sem fio fiquem mais seguras com uma série de novas regras para elas.

O que melhora na segurança das redes Wi-Fi?

 O WPA3 vem com a promessa de reforçar as proteções e, com isso, evitar danos da maioria das vulnerabilidades identificadas nas conexões sem fio à internet nos últimos meses.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/

Entre os novos recursos do WPA3 estão o Protected Management Frames (PMF), que evita vazamento de dados a partir de dentro da rede, e o novo protocolo de segurança chamado Simultaneos Authentication of Equals (SAE), que reforça o sistema de autenticação na rede sem fio mesmo quando a senha escolhida para a conexão é fraca.

Uma das mudanças do novo protocolo, o SAE, é uma maneira de dificultar que hackers acessem redes ao tentar adivinhar a senha várias e várias vezes. Para evitar que isso ocorra, o processo de autenticação vai ser bloqueado após um certo número de tentativas incorretas de login.

As informações que passam pela rede Wi-Fi também vão ser mais protegidas: a partir do momento que um hacker conseguir se conectar a uma rede, ele só vai poder conferir dados transmitidos após a entrada dele na rede, e o que aconteceu antes da conexão ser realizada não vai poder ser coletado.

Outra novidade é o Easy Connect, pensado especialmente para o âmbito da Internet das Coisas. A ideia é facilitar as conexões de dispositivos à rede e isso é especialmente útil para aparelhos com interfaces navegação limitadas, portanto, basta escanear um QR-Code (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica) com um telefone celular para realizar a conexão.

O WiFi Enhanced Open ficará responsável por reforçar a proteção contra possíveis ameaças típicas do cenário de conexões abertas, como a internet oferecida em cafés, praças, restaurantes, etc., sem criar novos obstáculos ao usuário, claro, através do WPA3.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/direito-e-tecnologia/o-perigo-das-redes-wi-fi-abertas/

 O WPA3-Enterprise promete segurança equivalente à criptografia de 192-bits, para o mercado industrial. Com isso, as transmissões de dados sensíveis estão mais protegidas graças a uma combinação de ferramentas de criptografia implementadas em todas as redes que estejam com o WPA3 ativado.

Além do lançamento do WPA3, a WiFi Alliance começa a certificar os modems com suporte para o novo protocolo. Além de peças novas que já sairão de fábrica com esse suporte, modems mais atuais e até mesmo alguns mais antigos podem receber essa novidade por meio de uma atualização de firmware disponibilizada pela fabricante.

Gostou do nosso post de hoje? Curta e compartilhe!

Tutora: Evillin Aruane Machado Barros

Referência:

https://www.tecmundo.com.br/internet/131632-wifi-novo-protocolo-seguranca-wpa3.htm
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais